Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Anota Aí” no nosso canal no YouTube.
Nesse vídeo falaremos sobre o WorkMotor 360 e a Importância dos Relatórios Gerencias.
Sabemos que manter uma boa gestão na empresa é um desafio e tanto. Para começarmos a falar sobre isso, deixo uma pergunta:
Você utiliza os relatórios fornecidos pelo software?
Se a sua resposta for não, esse post é para você!
Vamos falar sobre os relatórios gerenciais e sua importância.
Para uma empresa se manter no mercado e conquistar novos espaços, é necessário que tome decisões estratégicas e assertivas, auxiliar nessa tomada de decisão é a função de um relatório gerencial.
De maneira geral, o relatório gerencial é um documento com dados organizados e baseado em fatos que contém informações relevantes, que auxiliam os gestores de modo a diminuir os riscos inerentes a qualquer processo decisório.
Os relatórios gerenciais promovem transparência, permitindo a análise de diversas variáveis estratégicas para uma boa gestão empresarial. Os funcionários que têm acesso a eles tornam-se mais empenhados e com isso, contribuem de forma relevante ao negócio para seus clientes e fornecedores. Esse exercício é sinônimo de uma administração equilibrada.
Um ponto fundamental dos relatórios gerenciais é que eles devem ser objetivos e contar com informações confiáveis registradas corretamente. Levando em conta que o documento pode traçar a estratégia que levará uma empresa ao sucesso ou ao fracasso, não permitindo espaço para erros.
O conceito é de que não seja apenas uma mistura de números, e sim um documento organizado, didático, de fácil leitura e compreensão proporcionando:
Um Relatório Gerencial deve levar em consideração:
Como obter um relatório confiável e eficaz?
Um passo importantíssimo na geração dos relatórios gerenciais é garantir que TODOS os dados sejam registrados. Relacionamos os principais atributos que devem estar presentes em relatório confiável:
Informações consistentes: O lançamento correto das informações são de suma importância para um relatório eficaz.
Informações relevantes: Não há tempo para dados sem importância. A leitura do relatório precisar ser decisiva, sem distrações de dados sem valor.
A maior parte dos softwares de gestão já contam com os relatórios estratégicos para essa análise.
Objetivo
Normalmente, os relatórios gerenciais são focados nas áreas de controle financeiro e orçamentário. Entretanto, ainda pode trazer como objetivo a tomada de decisões como a contratação ou o desligamento de colaboradores, a troca de equipamentos e assim por diante.
O conteúdo
O conteúdo deve coincidir com o objetivo, ou seja, caso o relatório seja um comparativo, os resultados dos últimos meses precisam ser apresentados no mesmo formato. Outro fator diz respeito ao excesso de informações, cuidado para não colocar mais informações que o necessário, caso contrário, este pode se tornar um relatório confuso e que não ajudará no seu maior objetivo: a tomada de decisão rápida e eficiente.
O formato
O formato diz respeito à maneira como será apresentado o relatório gerencial. O mais importante é que eles sejam práticos e consigam comunicar ao público alvo a informação em questão.
Vale ressaltar que os relatórios precisam ser de fácil acesso para os responsáveis que precisam da informação, mas que possuam o sigilo necessário para demais colaboradores.
Exemplos de relatórios gerenciais
Financeiro
Normalmente são os mais utilizados, mesmo que com uma nomenclatura diferente, o principal motivo é por serem aqueles que apontam o controle do contas a receber, contas a pagar, custos, gastos, despesas e etc.
Satisfação
Já os relatórios de satisfação podem ser de 2 tipos: satisfação do cliente e satisfação do colaborador.
O primeiro caso é um bem mais intuitivo, sendo um relatório elaborado a partir da opinião dos clientes sobre o produto ou serviço que já foi adquirido. No segundo caso, as empresas focam em entender quão satisfeitos estão seus funcionários mediante suas funções, seus benefícios e a política da empresa.
Controle
Já os relatórios voltados para o controle são para questões de controles internos, que em geral tendem a controlar fatores como o estoque das empresas e o desperdício de insumos. Entretanto, nesta categoria também estão inclusas as metas
Análise
Neste modelo, os dados são usados para embasar uma conclusão, logo, nesse relatório, é fundamental expor um resultado extraído a partir das informações e apresentar possíveis soluções para problemas apontados.
Como utilizar as informações na tomada de decisão?
Com a obtenção de informações precisas torna-se mais difícil errar no momento de tomar decisões. Uma dica é cruzar os diversos relatórios gerenciais para gerar novos dados.
A análise dos relatórios gerenciais é fundamental, pois é por meio dela que será possível acompanhar o desempenho e notar qual atividade está proporcionando bons resultados ou em quais precisa de intervenção, de modo a facilitar o momento da tomada de decisão.
Dessa forma, sua tomada de decisão será mais assertiva!
E então, está esperando o que? Comece agora mesmo a utilizar os relatórios do WorkMotor e organize sua empresa. Se não encontrar um relatório que se adéqua a sua necessidade, não se preocupe, nós personalizamos para você!
Fontes
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/relatorios-gerenciais-base-para-tomadas-de-decisao,398b43f87dc17410VgnVCM1000003b74010aRCRD
https://www.erpflex.com.br/blog/relatorios-gerenciais
http://otimogestor.com.br/relatorios-gerenciais-importancia-tomada-decisao/