Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Anota Aí” no nosso canal no YouTube.
Nesse vídeo falaremos sobre a importância da Infraestrutura de TI.
Veja o texto abaixo e entenda a necessidade de estruturar essa área.
Certamente já ouviu muito a palavra “infraestrutura”, mas você entende o que ela significa e o que representa? Bem, nosso texto de hoje é sobre isso... Vamos esclarecer o conceito e mostrar alguns benefícios e recomendações para esse setor ou etapa tão essencial da empresa.
É comum, no começo de um negócio, os empreendedores planejarem e investirem em infraestrutura e a maior parte dos investimentos vão para aquisição de equipamentos para realização das atividades e do espaço físico, no entanto, não criam uma reserva para fazer a manutenção dos equipamentos ocasionando um grande problema à manutenção desses ativos.
Já falamos nos posts de 8 passos para abrir uma oficina mecânica e em Como fidelizar clientes na oficina mecânica sobre a importância de manter um local organizado e limpo e como isso é visto pelos clientes. Esses recursos fazem parte da infraestrutura do local incluindo a infraestrutura de TI que se trata dos elementos e serviços que proporcionam a base para sustentar todos os sistemas de informação de uma empresa.
Todos os elementos físicos de uma empresa estão sujeitos à ação do tempo, ao constante e mau manuseio, por isso, garantir o bom funcionamento e a conservação dos equipamentos é uma tarefa muito importante.
A empresa deve planejar bem a sua infraestrutura contemplando os elementos necessários para o desempenho das funções e entre os mais comuns temos:
A maneira mais eficaz de gerenciar essas questões é estipular um plano de manutenção preventiva que abranja todos os componentes e especificando o tipo de operação de manutenção a ser feita além do período ou frequência dessas manutenções e, principalmente, indicando o responsável pela tarefa. Essa correta estruturação proporciona:
À medida que a empresa cresce, as necessidades dos clientes e empregados segue a mesma tendência de crescimento. Como gestores de negócios, ignorar a importância de planejar e desenvolver uma infraestrutura de TI baseada nas necessidades e prioridades da organização pode ser fatal no longo prazo.
Não faz ideia de como está a sua infraestrutura de TI? Então faça uma análise do que você utiliza, faça uma projeção do que e de quanto será necessário investir para melhorar. Programas de manutenção ultrapassados, sistemas operacionais ou softwares desatualizados e que não atendem às expectativas da empresa geram um custo de 30% em comparação a estarem atualizados.
Se ainda está em dúvidas se deve ou não investir em sua infraestrutura, reflita sobre os seguintes tópicos:
Uma infraestrutura adequada resulta em um bom funcionamento.
A infraestrutura é a sustentação do sistema e da estrutura de uma empresa e reúne todos os elementos e a tecnologias para garantir a continuidade operacional. Ou, em outras palavras, sem dispor de uma boa infraestrutura não há como desempenhar de forma eficaz as funções inerentes à empresa, de forma que se sobressaia no mercado e garanta seu espaço.
A infraestrutura é necessária para equipe de trabalho e para os clientes.
Possuir ferramentas e recursos de ponta, o investimento em tecnologias que potencializem os processos internos e a preservação os ambientes que propiciem bem-estar, confiabilidade e segurança para os colaboradores e clientes da empresa são ações fundamentais. Cabe ao gestor do negócio dispor das melhores ferramentas e oportunidades para que a equipe trabalhe com maior desenvoltura e menor retrabalho, ou seja, o investimento em infraestrutura tem o dever de abrir espaço para a satisfatória produtividade da empresa.
Investir em infraestrutura pode reduzir custos.
Você pode pensar que adquirir novas tecnologias, equipamentos ou ferramentas significa um grande gasto e até desnecessário, mas através da visão estratégica é possível identificar o que trazer para dentro da empresa e o que realmente é necessário e agregará valor. É necessário encarar os gastos como investimento e não como despesa.
Ao implantar uma infraestrutura adequada ao negócio será muito mais fácil gerenciar as pessoas, cumprir as metas, objetivos e garantir uma melhor experiência para os clientes.
A infraestrutura é sustentação de funcionamento de uma empresa uma vez que ela agrupa todos os recursos para que as atividades sejam apropriadamente realizadas. Quando se fala em infraestrutura precisa-se pensar que existem infinitas possibilidades para cada tipo de empreendimento, mas a base é comum: envolvendo equipamentos, estruturas físicas, hardware, software e recursos humanos.
Com relação ao WorkMotor, indicamos os requisitos mínimos para o servidor e para os terminais de acordo com os produtos: WorkMotor, WorkMotor Plus e WorkMotor Multi-Lojas, orientamos também sobre a importância na manutenção dos computadores, para garantir o bom desempenho do software.
E então, como está a infraestrutura da sua empresa? Quais são as melhorias mais urgentes para se providenciar? Após essa reflexão coloque a mão na massa e invista no seu negócio!
Fontes
https://blog.egestor.com.br
http://www.digicomp.com.br
https://pt.wikipedia.org