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A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA! SERÁ?


Publicado quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 11:02:47


 

Nós não levamos muito tempo para formar uma primeira impressão sobre alguém! Com certeza já vivenciou essa situação em algum momento, conhecemos uma pessoa e rapidamente sem nos darmos conta, fazemos uma avaliação sobre ela.

A aparência, gestos, maneiras e a voz, são detalhes que compõem a imagem de uma determinada pessoa e há estudos que dizem que, em geral, somos muito bons em realizar essa análise e a partir disso criamos a primeira impressão. E sabemos o quão rápido fazemos esse processo, não é mesmo? Mas, já se questionou o por que isso acontece?

É uma perspectiva que tem a ver com a evolução da nossa espécie. Um recurso adaptativo muito fácil de entender.

Se a pessoa ou algo que temos perante nós é julgada como uma ameaça ou perigo, nossa primeira reação é a de fugir. As pessoas precisam fazer avaliações instantâneas para tomar decisões. De certo modo, essas análises aparentemente tão rápidas têm muito a ver com nossa personalidade, nossos medos e também com as nossas necessidades.

Como funciona a primeira impressão?

Todos os dias recebemos milhares de estímulos. Não temos tempo para processá-los ou analisar minunciosamente todas estas informações. Então, como iremos tomar decisões? De modo inconsciente.

Esta é a realidade, a maioria das nossas decisões nos leva, de modo rápido e inconsciente, até onde estão arquivados os nossos sentimentos, memórias, experiências, personalidade, e o cérebro está trabalhando para organizar as informações em categorias e, a partir disso fazer comparações muito rápidas, e sempre com a ajuda das nossas emoções.

“Efeito Halo”

O efeito halo é um viés cognitivo comum. Ele tem a ver com a influência de nossas percepções nos nossos julgamentos das qualidades de uma pessoa, a partir da nossa primeira impressão.

Um exemplo claro do efeito halo poderia ser, por exemplo, conhecer uma pessoa que seja fisicamente atraente para nós. Ao vermos a sua bela imagem tendemos a pensar que as suas ações, suas opiniões e suas crenças, serão tão positivas quanto a sua aparência física.

Mas sabemos que nem sempre é dessa forma, ás vezes as pessoas cometem erros.

A primeira impressão tem um efeito direto, não podemos negar, mas não precisa ser determinante.

Até aqui falamos sobre o impacto da primeira impressão ao conhecermos alguém, e concordamos que realmente realizamos esse julgamento e que ele interfere em nossas ações.

Mesmo que não cheguemos a um consenso, quero propor uma reflexão sobre: Qual a primeira impressão que seu negócio transmite aos seus clientes.

Possivelmente está visualizando em sua mente como é o local ao redor de sua empresa, como é a fachada, a calçada, a recepção das pessoas, isso porque normalmente são essas coisas que observamos quando vamos a algum lugar pela primeira vez.

É claro que quando nos referimos a lojas de comercio de roupas, por exemplo, a entrada da loja deve ser muito bem pensada e planeja para logo “de cara” “encher os olhos” do cliente.

Mas, você que é do ramo automotivo também deve ser preocupar com esse aspecto, isso porque independente do segmento, as exigências dos clientes são as mesmas. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar a sua loja mais atrativa:

Fachada

Independente do segmento, a fachada é que causa a primeira impressão. Sendo ela um importante meio de comunicação, utilize a favor do seu negócio.

Vitrine

Se trabalha com produtos, planeje bem sua vitrine, coloque produtos estratégicos que chamem atenção dos clientes, não exagere na quantidade e a mantenha sempre organizada. Caso não tenha espaço suficiente para a vitrine priorize sempre o acesso dos clientes.

Decoração

Não é por ser uma Oficina ou Autopeças que o local não precisa ser decorado, pense em objetos que remetam ao produto ou serviço oferecido e que esteja de acordo com o público atendido, além de deixar o ambiente mais bonito, deixará o cliente mais confortável.

Organização

Produtos empilhados e corredores apertados podem causar uma impressão de local desorganizado aos clientes, com isso, mantenha o espaço para livre circulação.

Recepção

Tenha um espaço específico para atender seus clientes, onde possam conversar e realizar uma boa negociação de vendas, principalmente se você oferece serviços.

Conforto

Manter uma sala de espera com água, café e um banheiro limpo, com certeza agradará seu cliente.

Área Externa

Preocupe-se com a área externa do seu estabelecimento, contribua com a limpeza das calçadas e de áreas próximas, uma ação que tem tido bons resultados é a adoção de espaços públicos, como praça por exemplo. Além de divulgar o seu negócio, contribuirá com a imagem da sua localidade.

Diante de tanta competividade para conquista de novos clientes, é necessário utilizar estratégias para proporcionar uma ótima experiência de compra, dessa forma, aumentar as possibilidades de fidelização do cliente, veja mais informações em nosso blog.

Cuidar para manter um ambiente agradável, confortável e organizado, é essencial para encontrar o produto desejado de forma rápida e fácil.

Como falamos anteriormente, a primeira impressão tem um efeito direto, mas não necessariamente será determinante. Saiba utilizá-la a seu favor!

Não havia pensado sobre a importância do visual da loja ainda? Então aproveite essas dicas, pesquise mais sobre o assunto e mãos à obra.

 

 

Fontes

https://amenteemaravilhosa.com.br

https://revistapegn.globo.com


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