O cliente sempre tem razão. Já ouviu essa frase quantas vezes? Pois essa é a frase que todo dono de negócio próprio conhece. Afinal, uma loja ou uma prestadora de serviços, como uma oficina, depende dos clientes para sobreviver, certo?
Claro que o cliente não tem sempre razão se não tratar com respeito a sua loja. Mas essa frase tem seu fundo de verdade, porque olhar para o cliente e entender suas necessidades e preferências leva você, dono da oficina, a ponderar sobre seus serviços e produtos. Leva você a melhorar sua oficina.
E uma das principais características de muitos clientes atualmente é sua limitação com relação a valores. Ou seja, muitos clientes precisam do serviço que você oferece mas não conseguem pagar por ele à vista.
Então, para resolver essa situação e continuar garantindo seu serviço e seus produtos para os clientes, uma boa saída é oferecer parcelamento para o cliente. Já pensou nessa solução?
É de fato uma excelente saída, afinal não pesa tanto no bolso do cliente todo mês. Mas como você, que é responsável pela oficina, vai conseguir fazer esse parcelamento? Será que não vai sair muito caro para você? Quais são as vantagens reais? E calcular o valor das parcelas e dos juros não é muito complicado?
Calma. Fique tranquilo, porque pensamos nessas e em outras perguntas e preparamos este post. Vamos mostrar para você as vantagens de oferecer parcelamento para o cliente e a maneira ideal para fazer isso. Continue lendo e descubra!
Os reparos e a manutenção de um carro têm um custo considerável para o cliente, não é mesmo? Como já comentamos, a maioria das pessoas não consegue pagar à vista por todos os serviços de que o carro delas precisa.
Ao mesmo tempo, os custos da oficina são altos e você não pode oferecer descontos e promoções o tempo todo. Com isso, parece que o cliente fica sem opção. Talvez ele não feche negócio com você, já que não tem o dinheiro necessário. Ou talvez ele prefira fazer apenas parte da manutenção e, depois, fazer o restante.
Nenhuma dessas situações é favorável para você e também não são ideais para o cliente. Precisamos dar ao seu cliente opções que facilitem a decisão dele e que não gerem prejuízo para você.
Por isso, para se chegar a um bom acordo entre cliente e oficina, a maioria dos clientes prefere realizar o serviço, mas parcelar o pagamento. Assim, você oferece ao cliente uma opção real.
Além disso, sabendo fazer as contas certas (e você aprende essas contas neste vídeo), você consegue oferecer várias possibilidades de parcelamento: em 4 vezes, em 6 vezes e em 10 vezes sem juros!
Assim o cliente fica satisfeito com as opções.
Outra vantagem de oferecer parcelamento ao cliente é que parcelar, pedir desconto e negociar faz parte da cultura do povo brasileiro.
Inúmeros supermercados e atacadistas e diversas lojas de marcas conhecidas oferecem seus produtos em parcelas e, por isso, estão sempre vendendo.
Sua oficina não pode deixar de levar em conta esse aspecto dos brasileiros e precisa se adaptar à realidade e enxergar a situação como oportunidade. Afinal, pouco clientes vão entrar na sua oficina pagando em dinheiro ou à vista.
Voltamos à frase de que "o cliente sempre tem razão". E, como o cliente está acostumado a parcelar, quando entrar na sua oficina e souber que você também trabalha com diversas formas de pagamento, ele vai se sentir à vontade e tranquilo com relação à parte financeira. Isso aumenta suas chances de fechar negócio.
Vimos então que o cliente vai se sentir confortável com as formas de pagamento que você vai oferecer. Mas existe outra vantagem por trás disso: o cliente vai preferir a sua oficina, e não outras. E hoje em dia, com tantas oficinas e com tanta concorrência, ter isso a seu favor com certeza é uma boa vantagem.
Afinal, não são todas as oficinas que oferecem pagamento em parcelas. Isso vai agregar valor para a sua marca, para o seu estabelecimento. Vai fazer com que o seu cliente enxergue como um bom negócio contratar seus serviços.
E, como já falamos em outros posts, cliente satisfeito é cliente que indica sua oficina para os amigos e familiares. E assim, você atrai mais clientes, se torna mais conhecido e sua imagem se torna mais forte e presente.
É um diferencial e tanto para a sua oficina, não é?
Por fim, outra vantagem importante é a de que parcelar pagamentos dá a você poder de negociar com o cliente. Pois sabemos que brasileiro sempre gosta de fazer bom negócio e acaba pedindo um desconto, não é mesmo?
Afinal, as peças, o serviço envolvido e a sua mão-de-obra podem pesar no bolso do cliente. Mas também pesam no seu bolso, como parte dos seus custos. Por isso, o orçamento final dos seus serviços tem que ser bom para os dois lados: para você e para o cliente.
Assim, com o parcelamento, o cliente vai querer contratar o serviço completo em vez de deixar serviços ou produtos de lado. Ele vai conseguir pagar um pouco por mês, sem ter que sacrificar tanto suas finanças.
Outro aspecto é que, quando você oferece parcelamento, consegue oferecer descontos com algumas condições, o que dá a você poder de negociação. Por exemplo, se você incluir no seu preço total os juros de um pagamento em 10 parcelas, se o cliente optar por parcelar em 6 vezes, você consegue oferecer um desconto.
Se o cliente optar por fechar negócio em 3 vezes, você consegue oferecer ainda mais desconto sem prejuízos para a oficina. O importante é apresentar um preço total para o cliente que já inclua as taxas e os juros e, a partir daí, você tem espaço para negociar.
Ou seja, você não perde dinheiro oferecendo descontos, fecha negócio e ainda consegue negociar com o cliente e oferecer parcelamento. São muitas as vantagens, não acha?
Agora que você já sabe dos benefícios do parcelamento, deve estar se perguntando como oferecer isso ao cliente.
Pois o problema é que o meio mais comum de parcelamento é por cartão de crédito. Mas a questão é que muitos clientes já não conseguem ter mais um pagamento parcelado no cartão. Eles já atingiram o limite do cartão e, se continuarem, vão contrair dívidas.
Então qual outro meio você pode utilizar para oferece a possibilidade de parcelamento?
Já ouviu falar do QueridoCred? É uma solução que trazemos pensando em você, para facilitar o pagamento pelos serviços que você oferece na sua oficina.
Mas o que é o QueridoCred? Ele é uma ferramenta de financiamento para oficinas. Ele possibilita que você ofereça ao seu cliente a opção de fazer pagamentos em até 12 parcelas no boleto. Isso mesmo, parcelas no boleto.
E a maior vantagem está no fato de que você não vai receber o valor em 12 vezes, mas sim à vista, sem risco algum para a sua empresa, com todas as vantagens que mencionamos e com todos os benefícios para o cliente.
Ou seja, você faz sua parte, oferecendo um serviço de qualidade, mas não tem que esperar para receber por isso. Seu caixa fica longe do vermelho e você e o cliente saem ganhando.
Assim você pode passar com confiança o orçamento para o seu cliente. Você cobra o valor justo, inclui as taxas necessárias e, se o cliente não conseguir pagar o valor integral à vista, ele pode utilizar a opção de parcelamento no boleto!
Com todas as vantagens de parcelar pagamentos para os clientes e sem risco para a sua oficina, o QueridoCred com certeza vai ser um próximo passo interessante para você e sua oficina.
Então, para tirar suas dúvidas e entender mais a respeito do QueridoCred, preparamos uma página online. Acesse essa página e já entre em contato com nossa equipe. Vamos explicar para você os passos para levar o QueridoCred para sua oficina.
Assim você oferece parcelamento para o cliente e também tem acesso aos benefícios das nossas plataformas!