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Sua oficina com divulgação online e sem custo: Saiba como!


Publicado terça-feira, 18 de junho de 2019 12:21:14


Segundo um estudo recente, você sabia que 47% das pessoas fazem pesquisa de preço e produto pela internet antes de efetuarem a compra em uma loja física? Isso quer dizer que quase metade dos consumidores pesquisa online antes de comprar offline (ou seja, na loja).

 

Mas o que isso significa para a sua oficina? Afinal, sua oficina vende serviços e não somente produtos. Porém, a tendência é a mesma para serviços: muitos consumidores acessam a internet para pesquisar variedades, detalhes, preços e ofertas de serviços. Só depois disso, já repleto de informações, esse consumidor finalmente vai à loja física.

 

Ou seja, provavelmente muitos possíveis clientes seus fazem uma busca online por uma oficina antes de chegar à sua porta. Mas, e se você não estiver presente no mundo digital? Se você ainda estiver contando apenas com o boca a boca ou com a panfletagem? Será que o nome da sua oficina vai aparecer nessas buscas?

 

Daí a importância de promover a divulgação online da sua oficina: assim sua marca fica visível nas buscas feitas na internet, e você não perde possíveis clientes. Isso seria muito bom para os negócios, não é mesmo?

 

Por isso separamos aqui algumas ideias de como você pode fazer a divulgação online da sua oficina. E o melhor é que, com nossas sugestões, seu investimento será menor do que você imagina. Sem contar que também compartilhamos aqui uma dica imperdível de divulgação sem custo para alavancar sua presença digital. Ficou interessado? Então se prepare para aprender e boa leitura!

Em primeiro lugar: defina a identidade da marca

Antes de investir em sites e campanhas custosas, imaginando que sejam os meios mais eficazes de divulgação online, dê uma lida nas nossas dicas. O primeiro passo para iniciar sua presença no mundo digital é definir a identidade da sua oficina.

 

A identidade da sua marca é a cara dela: valores, missão, objetivos, logomarca, cores temáticas e outros. Mas, fique tranquilo, você não precisa estabelecer tudo isso de uma só vez. Sugerimos aqui dois itens que você deve priorizar para estabelecer sua marca. E, a partir daí, você está pronto para se colocar no mundo digital.

 

Defina seu público-alvo

O primeiro ponto é definir é seu público. O importante é tentar pensar em quem são seus clientes mais fiéis e, então, decidir se vai focar seus esforços neles ou se você deseja alcançar outro público.

 

Por exemplo, talvez sua oficina atraia muitos jovens, recém-casados, pessoas se formando na faculdade. Esse pode ser seu público, então todo o marketing, divulgação e mudanças que você fizer precisam ser feitos pensando nesse público, ok?

Defina sua identidade visual

Depois, mesmo que de maneira simples, estabeleça sua identidade visual. Qual é sua marca? Você já tem um logotipo, por exemplo? Sabe quais cores são as melhores para utilizar em campanhas? Tem cartão de visitas?

 

Então pense um momento nessas questões e envolva sua equipe para ajudar você. Tendo a sua identidade visual definida no papel, fica mais fácil passá-la para o digital.

 

Depois, avance para os meios online

Agora que você já tem sua marca definida, é hora de divulgá-la na internet. Mas como fazer isso? Quais são os canais? Aqui vão duas sugestões para orientar você nos seus primeiros passos online.

Mídias sociais

Atualmente, quase todo mundo conhece e está presente nas mídias sociais, por isso, sua marca não pode ficar de fora. As mídias e redes sociais são plataformas gratuitas onde pessoas e marcas se conectam. Como exemplo, temos o Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

 

Cada uma tem suas características. O Facebook e o Instagram são destinados para quem quer falar com o consumidor final, o cliente. Já quem faz negócios com outras empresas, pode investir no LinkedIn. E o YouTube serve para qualquer público, mas o foco é a produção de vídeos.

 

Para fazer parte das mídias, você cria um perfil da sua empresa, com foto da oficina, nome, breve história da marca, contato, lista de serviços e outras informações importantes.

 

Depois, você pode compartilhar:

  • Conteúdo interessante sobre carros,
  • Fotos e imagens dos seus serviços e produtos,
  • Dicas de manutenção de veículos,
  • Promoções e campanhas.

Para que sua oficina seja vista na internet, você precisa estar presente e compartilhando conteúdo sempre! Senão, ninguém vai conseguir encontrar você. Então se planeje com sua equipe e procure fazer publicações toda semana. Se isso demandar muito tempo, então opte por manter um perfil em uma ou, no máximo, duas redes sociais.

 

Lembre também de interagir com as pessoas que comentarem nas suas publicações e entrarem em contato com você pelas redes, ok? O segredo das mídias sociais está nessa interação.

 

Pode levar certo tempo para você ter uma audiência, mas continue fazendo publicações e interagindo com qualidade e constância. As pessoas aos poucos vão conhecendo sua marca e confiando nela. Então, tendo essa credibilidade e visibilidade, você vai colher os frutos.

 

Site ou plataforma online

Outra maneira de fazer sua divulgação online é investindo em um site ou em uma plataforma colaborativa online.

 

Um site costuma ser a opção que muitos empreendedores buscam, mas não é necessariamente a melhor escolha para quem está começando. Afinal, um site requer um investimento maior, tanto para lançamento quanto para manutenção.

 

Além disso, um site é indicado se você já tem seu perfil nas redes sociais e procura estabelecer o seu próprio espaço online.

Mas uma opção interessante que pode ajudar você a divulgar sua oficina sem custo e desde o começo, é uma plataforma colaborativa. Uma plataforma assim é como se fosse uma lista telefônica, porém online e com muitos outros recursos.

 

Quer um exemplo? Então conheça o QueridoCarro.com. É uma plataforma online e sem custo* que conecta as oficinas aos clientes que precisam fazer revisão ou reparos no veículo.

 

Sabe como funciona? É simples. Você cadastra sua oficina no QueridoCarro.com, inserindo as informações de contato necessárias. Então, os clientes cadastrados na plataforma buscam por oficinas na região. Assim, tendo sua oficina nesse cadastro, ela aparecerá nas buscas, e os clientes vão poder entrar em contato diretamente com você!

 

Essa é uma maneira excelentes para fazer a divulgação online e sem custo da sua oficina. Assim, você tem um amplo alcance de clientes e garante sua presença digital.

 

O importante, agora que você já leu nossas sugestões, é analisar sua situação com calma e iniciar sua divulgação online o quanto antes. Defina sua identidade, marque presença nas mídias sociais e cadastre sua oficina no QueridoCarro.com. Para fazer seu cadastro na plataforma, entre em contato conosco!


*para participar sem custo do QueridoCarro é necessário ser usuário do WorkMotor, software de gestão para oficinas e autopeças.

 

 


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