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Como preparar sua oficina para atender frotas e caminhões


Publicado terça-feira, 25 de junho de 2019 13:44:36


E aqui no nosso blog, já falamos antes de maneiras para atrair mais clientes e até faturar mais. No post de hoje, vamos falar sobre um nicho específico que pode garantir oficina cheia de serviço para você e seus funcionários. Trata-se do atendimento a frotas e caminhões.

 

Já pensou em atender frotas? Sejam veículos leves ou pesados, fechar contrato com uma empresa de frotas de veículos é excelente para o seu negócio. Afinal, além de preencher muitos espaços vagos no seu calendário, garante um fluxo constante de serviços e clientes fixos.

 

É uma grande oportunidade. Mas é preciso ficar atento e se preparar bem. Afinal, serão necessárias mudanças importantes na oficina para que vocês deem conta de atender com excelência esse novo público.

 

Por isso, preparamos este post. Vamos dar algumas dicas de como preparar sua oficina para atender frotas e caminhões. Ficou interessado? Então continue conosco e boa leitura!

Mas, primeiro, quem são os frotistas?

 

Talvez você conheça um pouco do mercado de frotistas, ou ainda talvez não conheça. Por isso, em primeiro lugar, é importante entender esse mercado.

 

Os frotistas costumam ser grandes empresas, transportadoras, locadoras de veículos, órgãos públicos, empresas como os Correios ou empresas de comunicação, por exemplo. Todos esses frotistas têm em comum um grande número de veículos (sejam carros, caminhões ou até ônibus) que precisam de cuidado constante.

 

Outra característica dos frotistas ou até mesmo de clientes com caminhões é que eles dependem da frota para que seu negócio continue sempre girando e crescendo. Ou seja, com clientes assim, você terá um volume constante de veículos na sua oficina com manutenções mais preventivas do que corretivas.

 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre esse nicho, deve ter notado que são clientes com necessidades específicas e contínuas. Daí a importância de preparar muito bem sua oficina para recebê-los.

E do que você precisa para preparar sua oficina?

 

A preparação da oficina deve ser feita com calma e atenção aos detalhes. O foco será nas manutenções preventivas. Além disso, como se tratam de caminhões e, muitas vezes, de outros veículos pesados, você precisará adequar seu espaço e seus equipamentos para atender a esse tipo de veículos.

 

A sua oficina vai atender a muitos carro, com orientações específicas e com uma demanda intensa por velocidade na realização do serviço. Estamos falando então de um comprometimento sério para que você e sua equipe consigam prover o necessário para os frotistas.

 

Segue aqui uma lista com quatro itens principais que precisam ser considerados e remodelados para que sua oficina esteja pronta para atender frotas e caminhões:

  1. Ambiente e serviços

 

Para começar  seu planejamento de mudanças, você pode iniciar pensando no espaço que você tem e nos serviços que oferece. Será que estão adequados às necessidades de atendimento a frotas?

 

Sua oficina precisará de um pátio amplo, com pé direito alto para comportar uma grande quantidade de veículos e também veículos pesados. Talvez seja preciso reconfigurar seu ambiente, providenciar uma ampliação ou até mesmo alugar um novo estabelecimento. Também é essencial separar a recepção da área onde os serviços são realizados.

 

Se achar necessário, conte com a ajuda de algum especialista na área ou arquiteto para orientar você nesse planejamento da sua oficina. Você pode elaborar um plano com sua equipe também. Use como base os serviços que serão prestados para os frotistas.

 

As frotas vão necessitar de serviços de manutenção específicos. Então pesquise com os frotistas quais cuidados os veículo requerem sempre. A partir daí, liste esses serviços e verifique quais mudanças você fará no seu local para atender a essa demanda.

  1. Equipamentos e peças

 

Outros pontos importantes que vão ajudar você a redesenhar sua oficina para receber as frotas são os equipamentos e peças. Novamente, levando em conta os serviços para as frotistas, pense em quais maquinários e ferramentas serão utilizados.

Falando de manutenção preventiva básica, a oficina precisará dar atenção recorrente a:

 

  • Freios,
  • Fluidos,
  • Pneus,
  • Suspensão,
  • Sistema elétrico,
  • Motor.

 

Mas também talvez seja necessário focar na manutenção preditiva, que é parecida com a preventiva, porém monitora com mais eficiência as condições mecânicas e o desempenho dos veículos. Esse tipo de manutenção requer equipamentos mais custosos, como:

 

  • Rastreadores,
  • Scanner de diagnósticos,
  • Ultrassom,
  • Elevadores específicos,
  • Câmeras termográficas.

 

Por isso, analise a frota dos seus clientes e invista nos equipamentos que serão mais utilizados. Pense também nas peças dos veículos e em como estocá-las. Manter o estoque em dia vai ajudar na agilidade da sua oficina e, consequentemente, vai contribuir para a satisfação dos clientes.

  1. Equipe especializada

 

Um terceiro ponto fundamental é a especialização da sua equipe. Falamos de equipamentos e serviços para se atender bem aos frotistas, mas pouco adianta estar com sua oficina impecável se sua equipe não sabe utilizar as ferramentas e fazer a manutenção dos veículos.

 

Por isso, providencie treinamento para seus funcionários ou contrate uma equipe especializada. Eles vão precisar conhecer a frota detalhadamente. Você também pode optar por dividir os funcionários em departamentos. Ou seja, alguns funcionários cuidam de uma parte dos serviços, e outros focam em outra parte.

 

O fundamental é que a equipe esteja qualificada e motivada para atender a nova demanda. Ouça seus funcionários, ajude-os a aprenderem novas funções e cresça com eles. Assim, além de ver a oficina progredir, você também constrói uma equipe de sucesso.

  1. Organização e gerenciamento

 

Por fim, o último ponto que elencamos com certeza não é menos importante. Como você pôde ver, as mudanças para atender aos frotistas são diversas. Vai levar tempo e investimento, mas será possível, principalmente se você for capaz de garantir a organização e o gerenciamento de todos esses pontos.

 

Será preciso administrar com muita atenção o estoque, fluxo de caixa, agendamentos, preços, compras de peças e equipamentos, histórico dos veículos e diversos outros aspectos.

 

Como você pode ver, são muitos itens para serem cuidados por uma única pessoa. Porém, hoje em dia já é possível contar com a tecnologia para ajudar você com o gerenciamento da sua oficina.

 

Indicamos a Workmotor. É um sistema completo de gestão de oficinas. Com ele, você consegue gerenciar todos os aspectos que citamos e ainda mais, como: metas de vendas, previsão de despesas, movimentação de conta, resultados e equipe.

 

Com uma plataforma assim, você mantém sua oficina organizada e conduzida em detalhes para que você foque sua atenção no atendimento aos clientes.

Essas foram nossas dicas para ajudar você a preparar sua oficina para atender frotas e caminhões. Estude os itens que trouxemos, planeje-se com sua equipe e conte conosco para auxiliarmos você no gerenciamento dessa mudança. Entre em contato com a gente e inicie as boas mudanças na sua oficina.

 

 


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