VER TODAS NOTÍCIAS

POR QUE É IMPORTANTE EMITIR NOTA FISCAL NA OFICINA?


Publicado segunda-feira, 16 de dezembro de 2019 14:23:04


Cuidado: por que é tão importante a nota fiscal na oficina?

 

Para muitos donos de oficina, lidar com papelada, burocracia, regras e leis nem sempre é fácil. Sabemos que essa parte é necessária, mas, por ser complicada, muitas vezes não lhe damos a devida atenção. E isso pode trazer consequências negativas para sua empresa.

 

Uma dessas questões que requer atenção e faz parte da rotina do dono da oficina é a emissão de nota fiscal. Mas por que é tão importante a nota fiscal na oficina? Quais são as consequências de emiti-la ou deixar de emitir a nota fiscal?

 

É sobre esse tema que vamos falar hoje. Vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre nota fiscal: de onde ela surgiu, por que é importante, como fazer sua emissão e as vantagens que a nota fiscal tem a oferecer para a sua oficina.

 

O assunto é importante, seja você iniciante ou experiente na gestão da oficina. Então acompanhe de perto a leitura e tire suas dúvidas!

O que é e para que serve a nota fiscal na oficina?

A implementação da nota fiscal, principalmente da Nota Fiscal Eletrônica, conhecida como NF-e, aconteceu com alguns objetivos. De acordo com a própria Secretaria da Fazenda, o projeto de criação da NF-e existe para trazer algumas soluções, como:

 

  • padronizar e melhorar a qualidade das informações coletadas,
  • facilitar a confirmação de dados,
  • melhorar as ações fiscais,
  • uniformizar procedimentos.

 

Em outras palavras, a nota fiscal serve para garantir que todas as informações de prestação de serviços das empresas sejam registradas de acordo com padrões nacionais pré-determinados. Isso facilita a transmissão desses dados e também diminui a possibilidade de sonegação.

 

E a NF-e é exatamente isso: um comprovante que deve ser emitido quando há prestação de serviços. Esse comprovante segue normas legais e padronizações importantes e incentiva as empresas a não sonegarem impostos.

 

Sabemos que ter uma empresa própria envolve tributações, e a emissão de nota fiscal faz com que parte desse pagamento de taxas para o governo aconteça de maneira clara. Isso quer dizer que a nota fiscal é um dos meios para garantir que sua oficina esteja seguindo as orientações legais. Ela é uma das provas, tanto para seu cliente e seu fornecedor quanto para os meios legais, de que sua oficina não está sonegando impostos.

 

Mais adiante neste post, vamos falar dos pontos positivos da nota fiscal. A princípio, queríamos conversar sobre a importância da NF-e e do motivo para o qual ela foi criada. Ou seja, explicamos para que ela serve.

Como emitir a nota fiscal e que sistema pode ajudar você?

Agora que você sabe da importância da NF-e e de como essa nota surgiu, vamos conversar um pouco sobre a emissão da nota fiscal, principalmente a da nota fiscal eletrônica.

 

Em primeiro lugar, saiba que emitir a nota fiscal em qualquer prestação de serviços é uma obrigação. Então aprender a fazer esse procedimento é fundamental. E, mesmo que você já saiba como fazer esse processo, vale a pena conferir se você está seguindo bem cada passo.

 

Aqui vai um resumo dos principais passos para emissão de NF-e e também uma dica que vai facilitar sua vida.

 

  1. Para que você utilize o sistema de NF-e, solicite o credenciamento da oficina na Secretaria da Fazenda do Estado ou do município.
  2. A emissão da nota fiscal eletrônica deverá ser feita por meio de um software no seu computador.
  3. Depois, realize a venda de serviços.
  4. Faça o fechamento da venda do serviço.
  5. Cadastre os dados do serviço na nota fiscal. DICA: Utilize o Workmotor para preencher sua nota fiscal automaticamente.
  6. Emita a nota fiscal.

 

Vamos falar um pouco mais da dica do passo cinco! O Workmotor você já deve conhecer. É nosso software de gestão de oficinas. Já falamos em detalhes sobre ele em outros posts. Mas, para resumir, podemos dizer que ele tem várias funções e agiliza a rotina da oficina. Uma das funções é manter um registro dos clientes, das vendas e dos produtos.

 

É com base nesses registros que o sistema preenche automaticamente a nota fiscal para você. Isso mesmo, você não leu errado. O Workmotor utiliza os dados já cadastrados no sistema para preencher a NF-e automaticamente, realizando a emissão sem problemas.

 

Ou seja, você realiza a venda do serviço e faz o cadastro dessa venda no sistema. Depois, por meio do mesmo sistema, você emite a nota fiscal, utilizando as informações cadastradas. Sem contar que tudo fica registrado de maneira segura, podendo ser consultado quando você quiser.

 

Assim você consegue emitir notas fiscais de modo mais prático, moderno e eficiente. E isso traz mais confiabilidade e segurança para você e seus clientes.

Como a nota fiscal pode ser positiva para a oficina?

Nota fiscal é importante, não temos mais dúvidas. Fazer sua emissão não é assim tão complicado, já vimos isso. Agora vamos falar dos benefícios que manter em dia a NF-e traz para a sua oficina.

 

Já falamos de alguns desses pontos positivos neste post, como:

 

  • a nota fiscal demonstra que sua oficina não está sonegando,
  • a nota fiscal gera confiabilidade para seus clientes.

 

Além disso, a NF-e também:

 

  • demonstra que a honestidade é um valor importante na sua oficina,
  • aumenta a credibilidade nos serviços prestados,
  • fornece um comprovante fiscal para o cliente também.

 

Ou seja, esses fatores comprovam que emitir NF-e é vantajoso para sua oficina. Garante que você está em dia com o fisco e transmite confiança para seus clientes e fornecedores.

 

Por isso, se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, pesquise, estude. Não tenha medo de perguntar e de procurar ajuda. Existem empresas como o Sebrae que podem auxiliar você e fornecer mais orientações.

 

Se agora, com este post, você entende mais de nota fiscal, implemente a emissão na sua oficina. Comece aos poucos, mas não deixe o tempo passar. E, se você já faz as emissões corretamente e sabe como é importante a nota fiscal na oficina, experimente utilizar o Workmotor para emitir notas fiscais automaticamente. Você perceberá como esse sistema pode agilizar a rotina da oficina.

 

 

 

 


Pesquisar
Assuntos relacionados