SAIBA COMO PREPARAR A OFICINA PARA ATENDER OS NOVOS CARROS DO FUTURO




VER TODAS NOTÍCIAS

SAIBA COMO PREPARAR A OFICINA PARA ATENDER OS NOVOS CARROS DO FUTURO


Publicado quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 21:50:20


Quem nunca sonhou com um carro voador? Ou ainda quem nunca quis ter um carro inteligente, totalmente automático, que não precisasse nem de motorista? Esses tipos de veículos fazem parte das previsões para o futuro. Mas quais são realmente as novidades mais recentes quando o assunto é tecnologia dos novos carros do futuro?

 

É fato que já existem projetos e tentativas de empresas para produzir carros voadores, como o Nec Corp, veículo japonês que já realizou um primeiro voo em público.

 

Já os carros inteligentes, que andam sozinhos, estão em fases de teste. Eles funcionam por meio de câmeras e sensores, conseguindo calcular a distância do seu carro com o carro da frente. Também acionam freios e acelerador sozinhos.

 

São protótipos que talvez façam parte do nosso dia a dia num futuro não tão distante. Mas existem, sim, tecnologias mais próximas da nossa realidade. Temos os carros elétricos, por exemplo. Eles já estão nas ruas e tomam cada vez mais uma fatia significativa do mercado. Vamos falar mais sobre eles neste post.

 

O importante mesmo é você estar preparado para as novas tecnologias vindo aí. A mudança é constante. Por isso é preciso ficar atento ao assunto para tentar entender quais são as principais tecnologias para novos carros do futuro que continuarão expandindo.

 

E é sobre essa preparação que vamos falar no nosso post de hoje. Como sua oficina pode se preparar para essas novas tecnologias que já existem? E como estar à frente quando o assunto são os novos carros do futuro? Acompanhe a leitura e descubra.

Carros do futuro

Nem sempre é fácil prever exatamente quais serão as mudanças no ramo automotivo. Porém, com base nos últimos lançamentos e nas tendências recentes, é possível entender melhor quais tecnologias são mais utilizadas e continuarão crescendo nessa área.

 

Separamos a seguir algumas das principais tendências tecnológicas que vêm crescendo nos últimos anos. Focar nelas pode ser um esforço valioso para que sua oficina se destaque no mercado agora e também no futuro.

 

Motores elétricos

Os carros com motor elétrico já existem e estão à venda e presentes nas ruas, inclusive no Brasil. Temos, por exemplo, modelos da Ford, Tesla, Audi, BMW e outras marcas. O mercado desse tipo de veículo e suas opções só aumentam, sem contar os investimentos na área, que também só crescem.

 

O importante na sua oficina é que sua equipe entenda de motores elétricos e saiba como fazer a manutenção ou os consertos necessários em carros elétricos. Os motores elétricos são diferentes dos motores a combustão. Além disso, existem diferentes tipos de motores elétricos de acordo com cada modelo ou marca. Ou seja, é essencial que os mecânicos da oficina se qualifiquem para cuidar de motores assim.

Inteligência artificial

Outra tendência dos carros do futuro é a utilização de inteligência artificial. A previsão é que os carros interajam cada vez mais com o motorista e com os passageiros. Será cada vez mais fácil fazer ajustes como: escolha de músicas, temperatura ambiente e altura do banco e espelhos. Isso acontece também por meio da conectividade com dispositivos móveis, como smartphones.

 

Além disso, essa inteligência será utilizada para aprimorar os computadores de bordo, de modo a conseguirem: gerenciar situações internas e externas e monitorar a condição das peças e dos componentes do veículo. Isso possibilitará que o número de acidentes seja reduzido e que seja possível realizar uma manutenção preventiva mais eficaz.

Realidade aumentada (HUDs)

Já ouviu falar de HUD? Do inglês, significa head-up display. Essa tecnologia permite que algumas informações sobre o carro sejam projetadas no para-brisa em vez de estarem disponíveis apenas no painel. Assim, o motorista não precisa mover seus olhos nem a cabeça para baixo para visualizar dados sobre a velocidade do carro e a necessidade de abastecimento.

 

A ideia é que essa tecnologia seja levada a mostrar também, por meio de realidade aumentada, informações sobre o exterior do automóvel. Ao que tudo indica, será possível visualizar no para-brisa: mapas, GPS, informações sobre trânsito e clima, diagnóstico a respeito do veículo e até alertas de pedestres. Esses dados são importantes para ajudar o motorista a tomar decisões e a dirigir melhor.

Manutenção especializada

Os carros do futuro prometem inovação e uso de tecnologia avançada para trazer mais conforto e mais segurança aos motoristas e passageiros. Sabendo disso, você e sua equipe precisam se qualificar. Vocês precisam estar prontos para cuidar desses carros inteligentes com qualidade e agilidade.

 

Para isso, tenha em mente que as novas tecnologias vão permitir que existam menos falhas nos veículos. Ou seja, os carros apresentarão menos problemas. Isso quer dizer que seu foco deverá ser na manutenção corretiva. Inclusive, essas novas tecnologias vão ajudar sua equipe a identificar a manutenção necessária e a realizá-la com precisão.

 

Ou seja, para garantir que sua oficina esteja preparada para os novos carros do futuro sua equipe precisará:

 

  • Estar qualificada. Incentive seus profissionais a estudarem, estarem antenados às mudanças e preparados para atender com eficiência.
  • Realizar diagnósticos com base em informações geradas por meio de inteligência artificial. Ou seja, ouvir o ronco do motor ou reconhecer um problema por meio do barulho das peças talvez não seja mais o suficiente. Os mecânicos precisarão ler e interpretar dados transmitidos pelo comando de bordo.
  • Entender de eletrônica e informática.
  • Focar os esforços na manutenção preventiva mais do que na corretiva. Os carros não quebrarão com tanta facilidade. Ao mesmo tempo, sua manutenção deverá ser feita com cuidado e precisão, já que a tecnologia utilizada será de última geração.

 

Ou seja, quando o assunto é novos carros do futuro, você pode estar à frente se estiver preparado. Preste atenção às tendências que mencionamos: motores elétricos, inteligência artificial e realidade aumentada. Além disso, comece hoje a treinar sua equipe para se tornarem especialistas em manutenção corretiva.

 

As novas tecnologias vão mudar o mercado automotivo. Por isso, esteja atento e não fique para trás. Então fique de olho sempre no nosso blog. Trazemos novidades, dicas e o que há melhor para a sua oficina.

 


Pesquisar
Assuntos relacionados