QUAL SERÁ O FUTURO DAS OFICINAS E COMO CHEGAR À FRENTE?




VER TODAS NOTÍCIAS

QUAL SERÁ O FUTURO DAS OFICINAS E COMO CHEGAR À FRENTE?


Publicado quinta-feira, 23 de janeiro de 2020 11:49:55


Muita gente tem medo de abrir uma oficina mecânica, pois se pergunta qual será o futuro das oficinas. Muitas pessoas até se perguntam se as oficinas vão continuar existindo. Afinal, são tantas as novidades no mercado automobilístico que às vezes nos indagamos sobre como realmente serão os próximos anos nessa área.

 

As novidades são constantes, como: aumento do número carros elétricos, uso de inteligência artificial nos computadores de bordo, modernização de toda a parte elétrica dos veículos, surgimento de veículos cada vez mais autônomos e avançados.

 

Além disso, existem outras preocupações para quem pensa em abrir uma oficina: será que o retorno financeiro valerá a pena? Será que, mesmo diante da concorrência crescente, será possível se destacar?

 

Essas e outras questões são comuns, mas muito importantes. Por isso vamos tratar delas no post de hoje. As oficinas vão continuar existindo sim, mas muito daquilo que conhecemos hoje será diferente no futuro!

 

Para que você entenda melhor desse assunto e saiba o que fazer para garantir o sucesso da oficina mesmo diante desse cenário, fique atento ao nosso conteúdo. Vamos falar com mais detalhes das mudanças que vêm ocorrendo no setor de automóveis ultimamente e dos desafios que elas trazem.

 

Depois, vamos apresentar boas sugestões para lidar com as perspectivas do futuro. Saiba que esse tópico é fundamental para que sua oficina esteja à frente nos próximos anos e acompanhando as mudanças tecnológicas e de mercado. Então, vamos lá!?

Mudanças no setor de automóveis nos últimos anos

Aqui no blog já conversamos um pouco sobre os carros do futuro e sobre a modernidade das tecnologias atuais.

 

Nos últimos anos, a indústria automobilística tem se tornado cada vez mais moderna. Hoje é comum falarmos de carros com motor elétrico, carros autônomos, utilização de inteligência artificial e até mesmo o uso de realidade aumentada.

 

Mas, como será que essas mudanças de fato impactam o trabalho nas oficinas automotivas? Com elas, os carros não são mais como os de antigamente. Agora falamos muito menos de conserto ou de carros quebrados e muito mais de revisão de carros.

 

Isso acontece porque os veículos estão se tornando cada vez mais resistentes e confiáveis. O importante, de agora em diante, será cuidar da manutenção desses veículos, e não necessariamente consertá-los quando quebrarem, já que eles não vão quebrar com tanta frequência.

 

Ao mesmo tempo, isso não significa que as oficinas terão menos trabalho a fazer. Haverá muitas revisões a serem feitas, mas elas vão requerer um profissional especializado nesse tipo de manutenção. Em outras palavras, todas essas mudanças levam à necessidade de atualizar e "repaginar" as oficinas.

Desafios nos próximos anos

E esse é, com certeza, um dos principais desafios que os autocenters têm pela frente: conseguir atender às novas demandas da tecnologia. Isso exige uma atenção especial à qualificação dos mecânicos e à qualidade dos equipamentos e das peças para que sejam adequadas aos novos veículos.

 

Inclusive, a atualização da estrutura das oficinas também é um desafio. Já não é mais aceitável aquela imagem de oficina pouca organizada, escura e sem muito cuidado com a aparência. Esse tipo antigo de oficina não vai resistir às mudanças atuais.

 

Afinal, os clientes do século 21 são mais exigentes e valorizam não apenas a realização de um excelente serviço, mas também a experiência de estar em um ambiente agradável. Além disso, atender bem a esse cliente, tirar suas dúvidas e fazê-lo confiar no serviço da oficina são questões muito importantes.

Boas soluções para se destacar no mercado

Pensando nessas mudanças e nos desafios que mencionamos, é fácil entender que o cenário vai demandar do dono da oficina novas soluções e reciclagem constante.

 

Por isso, sugerimos abaixo 3 pontos fundamentais que vão ajudar você a enfrentar essa realidade e até a se destacar.

  1. Foque na qualificação do profissional

Como mencionamos, as novas tecnologias vão exigir que os profissionais saibam realizar os serviços necessários nos carros do futuro. Isso quer dizer que não será possível contar apenas com uma boa experiência ou com a intuição.

 

Será precisa investir em cursos de qualificação profissional para a equipe da oficina. Talvez todos os funcionários possam fazer um curso mais geral. Depois, cada um pode se especializar em uma área, como:

 

  • motores elétricos,
  • computadores de bordo inteligentes,
  • carros autônomos,
  • realidade aumentada.

 

Por isso, esteja atento a bons treinamentos e enxergue a qualificação como um dos melhores investimentos que você poderá fazer para a sua equipe e a sua oficina.

  1. Foque no atendimento

Outro aspecto fundamental para qualificar os funcionários da oficina é tendo em mente o atendimento aos clientes. Como comentamos, os consumidores de hoje em dia têm um perfil diferenciado. Eles valorizam:

 

  • um excelente atendimento,
  • clareza nas explicações,
  • transparência na apresentação de preços,
  • confiança na qualidade dos serviços.

 

As pessoas de outras gerações também valorizavam muitos desses itens. A diferença está no fato de que os clientes atuais têm acesso a muitas informações e, por isso, sabem o que procuram.

 

Além disso, eles buscam serem aceitos em sua individualidade e terem sua opinião respeitada. Daí a importância de ser transparente ao fazer orçamentos e explicar a necessidade de cada serviço.

 

Procure treinamentos que ensinem sua equipe a lidar com essas questões e a atender esse novo público, inclusive os clientes do sexo feminino e os clientes da novas gerações, aqueles nascidos após a década de 80: as gerações Y e Z.

  1. Foque nas melhorias de estrutura

Por fim, para que você esteja pronto para o futuro das oficinas, nossa terceira sugestão é: foque na estrutura da oficina.

 

E o que isso quer dizer exatamente? Pensamos em dois pontos principais.

  1. Ambiente agradável

 

Para planejar o ambiente da oficina, tenha em mente seus clientes. Eles precisam se sentir à vontade na oficina. Ou seja, a oficina precisa ser limpa e organizada. Precisa ter luz, lugares confortáveis para que as pessoas se sentem. Além disso, você pode levar em conta as gerações Y e Z e, para isso, providenciar conexão à internet.

O investimento não deve ser muito alto. O importante é planejar seu espaço e, aos poucos, adaptá-lo à nova realidade. Também treine sua equipe para que eles criem a cultura de manter a oficina sempre organizada.

  1. Ambiente moderno

 

Quando falamos em ambiente moderno, estamos no referindo a um local apropriado ao atendimento dos veículos modernos.

 

Pesquise quais são os equipamentos mais adequados às novas tecnologias e invista neles. Garanta que sua oficina esteja equipada de modo a atender, por exemplo, carros com motor elétrico e veículos com computadores de bordo inteligentes.

 

É pensando no conforto dos clientes e na adequação da estrutura às novas tecnologias que você vai planejar o ambiente da oficina.

 

É levando em conta as soluções que você conseguirá enfrentar os desafios com relação ao futuro das oficinas. Estude o assunto, planeje-se e chegue à frente! Se quiser aprender mais maneiras para se destacar da concorrência, indicamos este artigo para você.

 

 


Pesquisar
Assuntos relacionados