VALE A PENA ABRIR A OFICINA NO CARNAVAL?




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VALE A PENA ABRIR A OFICINA NO CARNAVAL?


Publicado quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 10:43:20


Vale a pena abrir a oficina no Carnaval?

 

O Brasil é conhecido como o país dos feriados! Um feriadão é muito bom para relaxar, passear e viajar, não é mesmo? Mas será que os feriados, como o Carnaval, também são bons para os negócios? Com certeza são excelentes para a área do turismo, moda praia, hotéis e restaurantes. E para serviços de atendimento ao público, como a sua oficina? Será que vale a pena abrir a oficina no Carnaval?

 

É comprovado que o varejo brasileiro apresenta, sim, uma queda no faturamento em épocas de feriado. Para o ano de 2020, que terá mais feriados em dias de semana do que no ano anterior, a estimativa é que o comércio deixe de faturar R$11,8 bilhões, de acordo com a Federação do Comércio de São Paulo. É muito dinheiro!

 

Isso significa que as expectativas de venda durante os feriados e durante o Carnaval não são as melhores. Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que você simplesmente deva aceitar essas circunstâncias e deva fechar as portas da oficina. Afinal, todo desafio pode ser visto como uma oportunidade se houver planejamento e inovação.

 

Por isso vamos explicar no conteúdo de hoje como você pode se planejar para abrir a oficina no Carnaval e não deixar de faturar mesmo durante o feriado. Vamos falar de objetivos, metas e pontos importantes para você ter em mente.

Tenha um objetivo em mente

Quando estamos diante de algo novo ou de um desafio, precisamos ter claro em nossa mente nosso objetivo: por que queremos superar a situação e o que vai mover nossas atitudes.

 

Pensando nisso, ao decidir que você quer abrir a oficina no Carnaval, trace um objetivo claro. Talvez você queira:

 

  • aumentar seu faturamento mensal,
  • aumentar o movimento de clientes na oficina,
  • criar a tradição de que sua oficina sempre abre aos feriados,
  • destacar-se da concorrência.

 

Uma vez que você determinar onde você quer chegar, lembre-se desse objetivo e foque nele. Claro que aumentar o faturamento sempre é um dos seus objetivos, mas é bom sempre ter uma ideia principal em mente. Assim fica mais fácil traçar um plano e medir os resultados alcançados.

Planeje-se

Com o objetivo definido, agora é hora de planejar e entender como você pode fazer de datas como o Carnaval um sucesso na oficina. Para isso pense nos seguintes pontos:

  1.  Serviços a serem oferecidos

Vamos começar seu planejamento por esse tópico, porque ele vai determinar todo o andamento da oficina em datas comemorativas.

 

Nessas datas, tenha em mente que as pessoas costumam viajar ou ir para lugares diferentes em passeio. E, em muitos casos, elas fazem essas viagens utilizando seu carro. Por isso, costumam fazer a famosa revisão do carro antes de viajar.

 

Nossa sugestão é que você concentre seus esforços exatamente nesse tipo de revisão. Afinal, é isso que a maioria dos clientes estará procurando. E esse tipo de serviço costuma envolver a manutenção a seguir:

 

  • freios: prestando-se atenção à luz de freio, ao óleo do freio, ao disco de freio e à pastilha do freio de mão.
  • sistema elétrico pelo menos a cada seis meses, avaliando a bateria e o alternador, por exemplo.
  • filtros: filtro de óleo, filtro de ar-condicionado, filtro de ar e filtro de combustível.
  • fluidos diversos, como a água do radiador.
  • balanceamento e alinhamento.

 

Esses são alguns dos exemplos de serviços que você pode oferecer na oficina. Mas, para saber com mais precisão o que oferecer, avalie o histórico dos seus clientes e veja quais foram os serviços mais pedidos. Depois disso, faça uma lista dos itens que você pensa que devem fazer parte da sua revisão de Carnaval e converse com sua equipe. Juntos, vocês vão conseguir montar um pacote de revisão que atenda às necessidades dos clientes.

  1.  Preparação da equipe

O segundo ponto a considerar quando planejar as atividades da oficina no feriado é a preparação da sua equipe. Afinal, são eles que vão atender os clientes, não é mesmo?

 

Uma vez que você tem o pacote de revisão definido, organize-se com seu time para definir o papel de cada mecânico. Pense em maneiras para agilizar o trabalho. Talvez seja uma boa opção um ou dois profissionais ficarem responsáveis por alguns serviços específicos. Ou ainda você pode revisar: tenha estações de serviço e, a cada duas horas (por exemplo), seus profissionais mudam de estação. Isso pode trazer mais dinamismo para a rotina.

Outra ponto fundamental é treinar a pessoa que vai atender os clientes e trabalhar na divulgação do pacote de revisão de Carnaval.

 

Para isso, lembre-se destes pontos:

 

  • gentileza é fundamental; é preciso tratar cada cliente com respeito e atenção.
  • oferecer um pacote promocional não pode ser feito de modo a se forçar o cliente a adquirir o serviço. É preciso ter tato e mostrar as vantagens do serviço levando em conta a necessidade de cada cliente.
  • clareza e objetividade nas explicações são essenciais também. É importante ouvir o cliente e, aí, apresentar de modo claro o pacote de revisão, sem dar explicações longas que não respondem às dúvidas dos clientes.

 

Reúna-se com sua equipe ou com cada pessoa individualmente e garanta que todos saibam o que fazer e como agir durante o Carnaval. Além disso, organize os horários de cada um, já que será feriado e vocês talvez precisem fazer alguns ajustes.

  1.  Divulgação das promoções

 

Por fim, não deixe para divulgar em cima da hora a revisão de Carnaval. Planeje-se com antecedência para iniciar a divulgação pelo menos um mês antes do feriado. Assim você garante que todos os seus clientes fiquem sabendo do seu pacote de revisão!

 

Para providenciar essa divulgação, existem vários canais de comunicação:

 

  • o bom e velho telefone,
  • mensagens SMS,
  • redes sociais, como Facebook e Instagram.

 

Utilizar esses canais é algo que precisa ser feito com atenção. Primeiro, defina bem qual é seu pacote de revisão promocional, depois treine alguém da equipe para transmitir a mensagem para cada cliente.

 

Existem maneiras de agilizar essa comunicação. O +Lucro, por exemplo, é uma delas. Com ele, você automatiza seu marketing, tendo uma equipe responsável para divulgar suas promoções. O pessoal do +Lucro envia sua mensagem para os clientes da oficina, agilizando sua campanha promocional e garantindo que cada pessoa receba a mensagem!

 

Depois de todas essas dicas, você viu que é possível abrir a oficina no Carnaval e não deixar de faturar. O importante é se planejar bem, definindo os serviços a serem oferecidos, treinando sua equipe e divulgando seu pacote de revisão de modo adequado. E, se quiser saber mais sobre como agilizar a rotina da oficina, entre em contato com a nossa equipe.


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