5 DICAS PARA MELHORAR O TRABALHO DO MECÂNICO NA OFICINA




VER TODAS NOTÍCIAS

5 DICAS PARA MELHORAR O TRABALHO DO MECÂNICO NA OFICINA


Publicado quinta-feira, 5 de março de 2020 09:03:38


O dia a dia do dono da oficina é bem atarefado. Você precisa se preocupar com os clientes, atendimento, serviço de qualidade, estoque, divulgação do seu auto center, aspectos financeiros e muito mais. Além disso, você também está sempre pensando em maneiras para melhorar o trabalho do mecânico na oficina, não é mesmo?

 

Afinal, é o mecânico quem garante a qualidade do serviço. É ele quem manuseia os equipamentos e outros materiais para realizar os consertos necessários. Ou seja, é ele, o mecânico, que é uma peça fundamental na sua oficina.

 

Porém, mesmo sabendo isso, nem sempre é fácil prover o treinamento necessário para seus colaboradores. Você talvez precise de sugestões, tempo ou de novas maneiras para treinar seus mecânicos, não é?

 

É exatamente isso que vamos propor neste post. Hoje vamos lhe dar cinco dicas valiosas (e muito mais) para ajudar você a aprimorar o trabalho dos mecânicos. São dicas realmente úteis que você pode começar a colocar em prática quando quiser!

 

Então leia com atenção nossas sugestões, faça suas anotações e aproveite para fazer um bom planejamento de como treinar sua equipe. Priorizar a capacitação dos seus mecânicos vai trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

5 Dicas de ouro

Se você já acompanha nosso conteúdo, sabe que sempre procuramos as melhores sugestões e novidades no mercado. Com as dicas de hoje, não poderia ser diferente. Pensamos nas principais necessidades da oficina e em maneiras de ajudar você a qualificar seus mecânicos. Nossas dicas incluem algumas ideias simples e com baixo custo, mas também ideias mais elaboradas que podem exigir um investimento um pouco mais elevado, porém que também trará resultados a altura.

  1.  Blogs e mídias sociais

Nossa primeira dica é simples, mas precisa ser bem trabalhada. A dica é a seguinte: fique de olho em artigos de blogs, vídeos no Youtube e em grupos de mídias sociais, como Instagram e Facebook.

 

Esses são canais que, muitas vezes, utilizamos apenas como meio de entretenimento, mas que são extremamente úteis profissionalmente se foram bem utilizados.

 

Para facilitar sua busca de material de qualidade nesses meios, procure por tópicos específicos na internet, como: treinamento para mecânicos, dicas sobre carros com motor elétrico e técnicas de atendimento ao público na oficina.

 

Converse com pessoas da sua área e pergunte se eles têm algum canal no Youtube para indicar ou algum grupo no Facebook do qual vale a pena participar. Existe muito conteúdo bom e gratuito na internet. O segredo é procurar e pesquisar.

  1.  Feiras e eventos

A segunda dica que trazemos aqui requer planejamento, mas pode ser muito eficaz. Estamos falando da ida a eventos e feiras. Existem feiras sobre diversos assuntos que podem ser interessantes para você e sua equipe, como:

 

 

Esses eventos acontecem em diversos lugares do país, então com certeza tem algum que vai acontecer perto da sua cidade. Muitos deles são feiras que ocorrem todo ano, alguns acontecem a cada dois ou três anos.

 

Além de todo o conhecimento adquirido nessas feiras, elas são uma oportunidade excelente para que você faça networking. Ou seja, para que você conheça outras pessoas e empresas do ramo e tenha a chance até mesmo de firmar parceiras.

 

Então fique de olho nesses eventos. A dica é aproveitar esse começo de ano já para elaborar o calendário da oficina e reservar um momento para que você e sua equipe participem de uma feira.

  1. Indústrias e distribuidores

Diversos fabricantes de autopeças, veículos e equipamentos têm trabalhado de maneira educativa com as oficinas mecânicas. Eles disponibilizam treinamentos, conteúdo em páginas online e manuais para orientar os mecânicos sobre os produtos que fabricam.

 

Além disso, as revendedoras e distribuidoras de autopeças e equipamentos também costumam promover parcerias com as oficinas. Elas disponibilizam assistência técnica e treinamentos específicos a respeito dos produtos.

 

Entre em contato com os fornecedores que você já conhece e converse com eles para entender como eles podem ajudar seus mecânicos a se especializarem nos produtos oferecidos. Essa parceria é muito interessante para você, já que promove qualificação dos seus profissionais, e muito boa para as distribuidoras, pois fideliza sua oficina como cliente.

  1. Cursos

Nossa terceira dica para melhorar o trabalho do mecânico é investir em cursos para a sua equipe. Nesse caso, não estamos falando apenas de conteúdo gratuito ou parcerias. Estamos tratando de cursos com certificações específicas que vão agregar capacitação ao seu time.

 

Separamos aqui três tipos de cursos diferentes.

  • Cursos de atualização

O primeiro tipo são os cursos para garantir a reciclagem de conhecimento e técnicas dos profissionais. Costumam ser cursos rápidos e às vezes até online. São indicados para os profissionais que já têm formação, mas que precisam atualizar suas práticas.

  • Cursos de especialização

Já os cursos de especialização são indicados para que os mecânicos aprimorem suas técnicas em áreas específicas atualizadas de acordo com as necessidades das indústrias. Ou ainda, podem ser utilizados para ensinar uma habilidade nova importante, como atendimento especializado aos clientes. O SENAI, por exemplo, oferece cursos de especialização que você pode experimentar para conhecer.

  • Cursos de formação

Por fim, uma terceira modalidade de cursos seria a de formação extensiva, ou seja, são os cursos profissionalizantes, sejam técnicos ou bacharelados. Eles são interessantes para quem precisa de uma certificação geral na profissão ou para quem deseja iniciar a carreira de mecânico de maneira mais formal.

 

Essas foram nossas sugestões de categorias de cursos. Para entender quais deles são mais adequados para a sua equipe, entenda as necessidades da oficina e o quanto você pode investir nessa área.

 

Depois, procure traçar como se fosse um plano de carreira com seus funcionários. Converse com cada um a respeito do que eles desejam para o futuro profissional e sobre qual é o papel deles na oficina. É muito importante que eles tenham perspectiva de crescimento e que você e os mecânicos, juntos, montem um time qualificado e engajado.

 

Trabalhar com eles na formação por meio de cursos é uma maneira prática e eficaz para dar os primeiros passos nesse plano de carreira e na formação de uma equipe motivada e preparada para atender os clientes.

 

  1. Treinamento interno

Chegamos então à nossa quinta dica, que está relacionada ao assunto que acabamos de mencionar, que é a capacitação do seu time para que todos estejam motivados e qualificados.

 

Elencamos três maneiras muito interessantes para ajudar você a realizar esse treinamento interno. Com as sugestões abaixo, você terá maneiras dinâmicas para treinar a equipe com um custo baixo, mas com resultados muito bons.

Mentores na equipe

Essa primeira sugestão será muito útil para motivar a equipe e fazer com que todos se sintam parte importante do time. Cada mecânico na sua equipe deve ter uma habilidade específica, não é?

 

Talvez algum deles seja especialista na parte elétrica, ou talvez outro conheça muito bem de motores. Entenda quais são as habilidades de cada um e permita e defina para eles uma mentoria. Ou seja, o mecânico que é especialista em motores elétricos pode ser oficialmente o mentor sobre esse assunto.

 

Quando alguém precisar saber mais sobre o tópico ou estiver envolvido em algum serviço nessa área, pode procurar diretamente o mentor. Ele será responsável por ajudar os outros mecânicos a tirarem dúvidas e a entenderem mais do assunto. Isso criará um senso de compartilhamento. Os mecânicos vão entender que cada um tem pontos fortes e pontos a serem melhorados, e que eles podem compartilhar seu conhecimento para que todos cresçam juntos.

Dias de práticas de formação

Relacionada a essa ideia de compartilhar informações e práticas, trazemos esta segunda sugestão. Você pode, com sua equipe, estabelecer um dia por mês ou dois dias mensais para dedicarem um tempo a práticas de formação. Mas o que seriam essas práticas?

 

Seriam reuniões com o time todo em que um assunto específico com relação a treinamento dos mecânicos é tratado. Além disso, essas reuniões podem ser lideradas por uma pessoa diferente da equipe a cada vez. Elas podem ser, por exemplo:

 

  • a apresentação de alguma tecnologia nova;
  • podem ser uma prática de como trabalhar melhor com um equipamento novo da oficina;
  • ou ainda podem ser uma apresentação simples de algum ponto no dia a dia que pode ser melhorado.

 

O importante é que esses dias de formação sejam:

 

  • Realmente úteis. Pense nas necessidades da oficina e do aprendizado dos mecânicos e trabalhe nesses pontos.
  • Oportunidades para se compartilharem ideias, não momentos de competição, nos quais uma pessoa da equipe se destaque mais do que as outras.
  • Momentos de confraternização e aprendizado. É muito bom que seu time tenha esse tempo para ficar mais unido e aprender juntos.

Acompanhamento individualizado

A terceira maneira que sugerimos a você como forma de treinar sua equipe aí na sua oficina mesmo é por meio de um acompanhamento individualizado com você ou com o gerente do seu auto center.

 

Sabemos que a rotina na oficina é, muitas vezes, atarefada. E você talvez não veja como acompanhar cada pessoa da equipe individualmente. Talvez seja um desafio, mas, com tempo, paciência e planejamento, você talvez consiga separar alguns 30 minutos a cada dois meses, por exemplo, para conversar com cada funcionário.

 

A ideia é que, juntos, vocês determinem um plano de carreira e saibam quais são os próximos passos a serem dados para que o profissional continue a se desenvolver. Nas reuniões, vocês podem:

 

  • definir os pontos fortes e os pontos a serem melhorados,
  • estabelecer metas claras e acompanhar o desenvolvimento delas,
  • conversar sobre planos futuros,
  • falar das necessidades da oficina e de como o perfil do profissional pode contribuir para o crescimento da empresa,
  • definir cursos ou especializações a serem realizadas pelo mecânico,
  • conhecer melhor um ao outro a fim de fortalecer a parceria.

 

Dessa forma, você consegue ter um contato mais próximo com os colaboradores e pode entender como ajudar cada um a alcançar seu potencial.

Benefícios de melhorar o trabalho do mecânico

Falamos hoje de diversas sugestões práticas para ajudar você a melhorar ainda mais a prestação de serviço oferecida pelos mecânicos na oficina. Para finalizar nosso conteúdo e motivar você ainda mais a começar o treinamento do seu pessoal, guardamos para as últimas linhas do artigo os principais benefícios de investir na capacitação dos mecânicos.

 

Aqui vão alguns desses benefícios:

Melhoria na satisfação do profissional

 

Quando o colaborador tem um plano de carreira, acompanhamento frequente, incentivo para a realização de cursos e outras formas de se aprimorar, sente-se mais valorizado e preparado para trabalhar com eficiência e prazer.

Excelência no atendimento ao cliente

 

Além disso, quando os profissionais estão treinados e capacitados para trabalhar, conseguem transparecer confiança ao conversar com os clientes e se sentem mais preparados para explicar procedimentos e tirar dúvidas. Isso afeta de modo positivo a maneira como o cliente é atendido.

Preparação para lidar com as tecnologias e as gerações do futuro

Por fim, outro benefício está relacionado às constantes mudanças que temos detalhado ultimamente no blog, que são as novidades tecnológicas e as diferenças no perfil do cliente das novas gerações.

 

A partir do momento que sua equipe percebe a importância que você dá a treinamentos e ao conhecimento de modo geral, ela estará mais interessada em estudar e se aprimorar sempre.

 

Os colaboradores vão trazer novidades e informações que têm aprendido. Eles vão criar o costume de compartilhar ideias e novas técnicas. Isso vai trazer para a oficina uma dinâmica muito positiva e vai motivar a todos a continuarem se desenvolvendo.

 

Por isso acreditamos no estudo, no conhecimento e no aprimoramento das técnicas no auto center. É, sim, possível melhorar o trabalho do mecânico na oficina aos poucos, por meio de pesquisa online, da participação em eventos, de parcerias com distribuidores, de cursos e certificações e também de um treinamento e acompanhamento internos.

 

Então, se você gostou das nossas dicas e já quer começar agora mesmo a capacitação da sua equipe, leia nosso artigo a respeito dos melhores cursos para mecânicos. Falamos em detalhes de cursos que vão fazer a diferença para a sua equipe e vão ajudar você a preparar sua oficina para o futuro.

 


Pesquisar
Assuntos relacionados