SAIBA COMO MANTER A OFICINA MECÂNICA LIMPA MESMO EM TEMPOS DE CRISE




VER TODAS NOTÍCIAS

SAIBA COMO MANTER A OFICINA MECÂNICA LIMPA MESMO EM TEMPOS DE CRISE


Publicado quinta-feira, 19 de março de 2020 12:27:13


Saiba como manter a oficina mecânica limpa mesmo em tempos de crise

Sempre vamos passar por crises. Sejam crises financeiras, climáticas ou até na área da saúde. O segredo para manter sua empresa viva mesmo nesses momentos é continuar atendendo às expectativas dos clientes. Uma das principais expectativas recentemente e em momentos de epidemias está relacionada à higienização e a manter a oficina mecânica limpa e convidativa.

Para muitos, a limpeza pode parecer um detalhe simples, mas saiba que não é, principalmente aos olhos do cliente. Um ambiente limpo e organizado transmite confiança e segurança. Isso quer dizer que as pessoas que entrarem na oficina vão se sentir mais confiantes com o serviço lá oferecido se encontrarem tudo muito bem limpo.

 

Além disso, recentemente vivemos a realidade de doenças extremamente contagiosas, como o coronavírus (CoV). Diante dessa pandemia, as pessoas se conscientizaram ainda mais da importância de uma higienização correta em todos os ambientes onde vão no seu dia a dia, e isso inclui as oficinas mecânicas.

 

Pensando na necessidade urgente de cuidar bem da sua oficina para garantir a limpeza e a organização de modo a surpreender seus clientes, escrevemos este post. Aqui você vai encontrar dicas práticas sobre como manter a oficina mecânica limpa e impecável mesmo diante de desafios. Vamos direto às dicas então!

Estabeleça procedimentos e padrões

A primeira dica é a inicial, pois, antes de mais nada, você precisa ter claros os procedimentos diários de limpeza e higienização na oficina. Para estabelecer esses padrões, leve em conta os seguintes pontos:

 

  • a limpeza diária que deve ser feita na oficina;
  • as necessidades de higienização de cada espaço do seu auto center: a recepção, a garagem, a área de trabalho dos mecânicos, toaletes, refeitório (ou copa e cozinha) e outras salas;
  • a limpeza mais detalhada que deve ser feita com certa frequência, mas não diariamente;
  • a limpeza mais elaborada que deve ser realizada esporadicamente;
  • procedimentos de higienização disponíveis para os clientes (água, sabão, álcool em gel, toalhas);
  • momentos de crise na saúde pública, como proliferação de doenças que requerem protocolos de higienização mais rigorosos.

 

Ao pensar em cada um desses aspectos, monte uma escala de limpeza com sua equipe e faça os ajustes necessários ao longo do caminho. Provavelmente levará certo tempo até que seus colaboradores sigam todos os procedimentos, mas não desista. Ter padrões de limpeza transmite muita confiança ao cliente e evita mais complicações de saúde.

Pesquise os melhores produtos

Com uma rotina de limpeza bem definida, agora é hora de pensar muito bem nos produtos a serem utilizados. Isso parece simples e, na verdade, não é complicado, porém requer atenção a alguns detalhes.

 

Os produtos de limpeza do dia a dia, como álcool, desinfetantes, detergentes, água sanitária e outros não são complexos. O importante é ficar atento à concentração dos componentes ativos de cada um e escolher marcas que sejam eficazes.

 

Mas os aspectos aos quais você precisa estar muito atento são: os produtos de contato direto com o cliente e os produtos de "limpeza pesada". Os primeiros seriam os sabonetes e o álcool em gel disponíveis para a limpeza das mãos dos clientes, tanto na recepção quanto nos toaletes.

 

Já os produtos da "limpeza pesada" são aqueles que você usa para limpar resíduos na área de trabalho, para higienizar os veículos e equipamentos e qualquer outro produto específico para peças e acessórios. Esses sim vão requerer uma pesquisa mais profunda para que você encontre os melhores produtos para a sua oficina.

Descarte os resíduos de modo correto

A terceira dica está relacionada ao impacto ambiental que sua oficina causa. Resíduos como resto de tinta, óleo e outros fluidos, embalagens, peças e componentes elétricos não podem simplesmente ser descartados em lixo comum.

 

Providenciar o descarte correto de todo o lixo da oficina é responsabilidade importante e contribui para a limpeza adequada do seu espaço o do meio ambiente. É preciso identificar cada tipo de resíduo e então escolher o melhor processo para o descarte, seja por meio de reciclagem ou outro procedimento.

 

Pesquise o assunto, temos um artigo com todos os detalhes sobre esse tópico. Fique de olho nos resíduos da oficina e observe qual tem sido o modo de descarte de cada um. Depois, faça as adaptações necessárias.

Treine sua equipe

Depois de haver determinado todos esses procedimentos, não esqueça de treinar sua equipe. É fundamental que todos entendam os padrões e sigam os passos de higienização e limpeza.

 

Porém, mais do que isso, é essencial educar os colaboradores com relação a higiene. É preciso de fato ensinar a importância da higienização correta. Muitas vezes apenas implementar uma série de passos e pedir às pessoas que o sigam não tem o mesmo resultado que ensinar e conscientizar.

 

Além disso, ajude sua equipe a ter a limpeza como um hábito. Ou seja, a limpeza precisa fazer parte da rotina diária do trabalho da equipe. No fim de cada serviço e no final do expediente, cada um precisa cuidar do seu espaço, das suas ferramentas e garantir que tudo esteja pronto para o próximo dia.

Organize a oficina

Por fim, nossa última dica não é sobre limpeza, mas influencia muito a aparência e o funcionamento da sua oficina. Afinal, um ambiente desorganizado acumula mais sujeira e dificulta o trabalho diário.

 

Já falamos de organização por aqui no blog antes, mas vale a pena reforçar os principais pontos desse tópico:

 

  • mantenha as bancadas e áreas de trabalho organizadas;
  • armazene peças, equipamentos e produtos em locais limpos e de fácil acesso;
  • pense na experiência do cliente ao entrar na oficina e ao permanecer na recepção, então organize esses ambientes de modo a serem práticos e convidativos.

 

Essas foram nossas dicas práticas para que você mantenha sua oficina mecânica limpa e organizada mesmo em tempos difíceis. De fato, em momentos mais complicados, é normal que sua empresa sinta os impactos negativos, mas cabe a você e à sua equipe tomar as medidas necessárias para continuar surpreendendo os clientes de modo positivo.

 

E lembre-se de que você não está sozinho, conte com nossa equipe! Estamos sempre à procura de soluções para o seu auto center.

 


Pesquisar
Assuntos relacionados