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5 DICAS PARA GERENCIAR A SUA OFICINA MECÂNICA


Publicado sábado, 30 de junho de 2018 14:33:45


 

1) Tenha bons fornecedores

  Da mesma maneira que os clientes devem se preocupar em qual oficina mecânica está levando seu automóvel, é importante que os profissionais se preocupem também com quem fornece as ferramentas de trabalho, como peças e equipamentos. Ter fornecedores de confiança e de qualidade fazem toda a diferença no serviço que é prestado e pode refletir no bom ou mau funcionamento do carro. Você não gostaria de ter um cliente insatisfeito devido a uma peça que soltou ou desgastou muito rápido, certo? Por isso, ser criterioso na escolha dos seus fornecedores é uma das primeiras coisas para se pensar. Os clientes estão cada vez mais exigentes e um trabalho só é bem feito quando se tem os meios certos para realizar as atividades, então invista em bons equipamentos. Avalie sempre para não ter prejuízos lá na frente.  

2) Não mistures as contas

  Um dos principais erros de quem possui pequenos negócios, é misturar as contas pessoais com as da empresa. Não deixe que isso aconteça na sua oficina mecânica. É importante que você tenha um pro labore com data fixa de recebimento. Misturar despesas pessoais pode gerar problemas tributários e falta de dinheiro no caixa, acarretando em várias consequências como, atraso no pagamento de colaboradores ou perda da noção do que é rentável ou traz prejuízo para a empresa. Tal hábito pode levá-lo a falência, por isso, evite levar suas despesas pessoais para o trabalho e também as despesas do trabalho para casa. Para que as contas estejam sempre em dia, conte com uma empresa especializada em contabilidade para lhe auxiliar na parte tributária. Se achar complicado, o auxílio será sempre bem-vindo. Outra alternativa é contar com um CRM para o setor automotivo, que pode te ajudar a entender mais sobre todas as despesas da sua oficina mecânica. Esta forma é prática e fácil de entender.  

3) Construa um bom relacionamento com o cliente

  O cliente precisa se sentir à vontade na sua oficina mecânica para voltar outras vezes e indicar o seu trabalho. Mostre que o seu trabalho é de confiança, profissional e que existe dedicação de todos da sua equipe. Explique os procedimentos, possíveis problemas e soluções. Acompanhar como estão os veículos depois de passarem na sua oficina demonstra interesse em ter o cliente satisfeito. O atendimento deve ser impecável do inicio ao fim, tentando trazer a solução mais cabível para o cliente. Outra forma de estreitar o relacionamento com seu cliente é elaborar um cadastro. Assim, além de conhecê-los melhor, você também terá uma base de dados para oferecer promoções, criar campanhas de marketing e gerenciar um calendário para lembra-lo que está na hora de voltar à oficina para uma nova revisão. Com um programa de CRM será mais prático para fazer todo este gerenciamento. Consulte!  

4) Invista nos seus funcionários

  Independente do segmento, colaborador bom é colaborador feliz. Quando contratar um novo funcionário em sua oficina mecânica, apresente ele aos outros colegas de trabalho e a empresa, ensine os procedimentos e esteja aberto a sanar dúvidas. Explore e valorize as habilidades de cada um e ofereça benefícios de acordo com a realidade do seu negócio. Outro ponto importante dentro da sua oficina mecânica é oferecer capacitação profissional quando possível para que novas aprendizados sejam aplicáveis na sua oficina mecânica. Com profissionais sempre atualizados, sua oficina mecânica não fica para trás e acompanhará sempre as evoluções do mercado automotivo, as novas tecnologias que chegam junto aos lançamentos e estará pronta para atender aos problemas mais complexos.  

5) Tempo é dinheiro

  Desenvolva na sua oficina mecânica métodos de trabalho para que não se perca muito tempo resolvendo um problema, claro que determinadas situações pedem um pouco mais de paciência, mas nem sempre a demora é sinal de qualidade no trabalho a ser entregue. Não pressione a equipe para agir de maneira muita rápida, mas os orientem para que sejam práticos e eficazes, sem perder a qualidade. Distrações podem fazer mal ao negócio. Seguindo essas recomendações, será muito mais fácil identificar erros e corrigi-los. Tenha um método de trabalho, busque sempre trazer melhorias em sua oficina e mantenha sua equipe em harmonia. Lembre- se sempre que o cliente é observador e não volta para lugares onde não se sentiu acolhido, confortável ou se teve um mau atendimento. Quando o cliente está contente com o serviço prestado, ele sempre pode indicar para outras pessoas.