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6 DICAS PARA TREINAR A EQUIPE DE SUA OFICINA MECÂNICA


Publicado segunda-feira, 2 de julho de 2018 14:21:23


 

1 – Treine colaboradores para serem prestativos

  É muito comum que o cliente leve o carro à oficina mecânica para solucionar um problema e acabe descobrindo outro. Carro exige manutenção e só um bom profissional consegue ter esse olhar perspicaz para ajudar o seu cliente. Por isso, é importante investir em treinamentos que desenvolvam habilidades técnicas, que posam trazer soluções além das quais o cliente veio buscar. Um bom mecânico pode ajudar a prevenir que problemas mais sérios aconteçam futuramente e já oferecer uma solução.  

2 – Foque no atendimento

  Como tem sido o atendimento na sua oficina mecânica? É importante padronizar a forma como os seus clientes são atendidos. Instrua seus colaboradores para serem simpáticos e prestativos, a mostrarem interesse em resolver os problemas que o carro tem e, principalmente, ter empatia com o cliente. Muitas vezes a manutenção necessária veio de emergência e causou transtorno. Ser solícito nestas horas faz toda a diferença. Outro ponto importante é que seu cliente se sinta à vontade com o mecânico e com o atendimento prestado. Ter um padrão de atendimento vai ajudar a sua oficina mecânica a passar uma imagem profissional. Além disso, é fundamental que seus colaboradores se sintam parte fundamental da oficina mecânica para que o desenvolvimento do negócio seja eficaz. Se você ainda tiver alguma dúvida, faça um teste. Ligue na oficina como se fosse cliente e veja como será atendido. Esta é uma maneira simples que pode lhe dar indicativos de como sua equipe está atendendo o cliente e como você pode orientá-los para melhorar sempre.  

3 – Tenha uma comunicação eficiente

  Você já ouviu uma explicação e não entendeu, pois não domina o assunto? Pois é, muitas vezes o universo automotivo pode não ser a praia do seu cliente. Por isso, instrua seus colaboradores a falarem de maneira clara e objetiva. Um discurso muito técnico pode deixar o cliente confuso e fazer com que ele vá buscar a solução em outra oficina. Utilizar uma linguagem mais simples e de acordo com a realidade do seu cliente é fundamental. Seja objetivo, claro e honesto. Seu cliente precisa sair da oficina com soluções e não com mais dúvidas.  

4- Seja o mentor dos seus colaboradores

  Você mesmo pode ajudar no crescimento da sua equipe de profissionais, sendo um líder para eles. Que tal compartilhar um pouco da sua experiência, contar casos interessantes de atendimento, as soluções que foram aplicadas e dar dicas de como melhorar? O desenvolvimento da sua equipe também pode ser feito por meio de uma conversa entre chefe e colaborador. É importante mostrar interesse em seus funcionários, nos seus problemas e estar disposto a ouvi-los. Feedbacks são importantes para passar pontos positivos e pontos a serem melhorados.  

5 – Incentive a busca por informações

  No setor automotivo sempre aparece algo novo e cada vez mais surgem carros com recursos inusitados e mais tecnológicos. Incentive os mecânicos da sua oficina a lerem mais sobre as novidades do mercado, os modelos recém lançados e o que eles oferecem. Afinal, a qualquer momento pode aparecer um cliente dirigindo algum carro que exija mais conhecimento. Se possível, compre revistas do setor e deixe à disposição dos colaboradores. Instigue a curiosidade de seus funcionários e promova o conhecimento na sua equipe. Outra maneira de promover o conhecimento é por meio de cursos de atualização profissional, treinamentos, workshops, cursos online, etc.  

6 – Valorize seu colaborador

  Valorizar e reconhecer o desenvolvimento de cada colaborador é importante para motivá-los a serem sempre melhores. Oferecer novos treinamentos, mostrar novas possibilidades e caminhos para executar um trabalho melhor, é sinal de que você confia na equipe e quer o crescimento de cada um deles. Além disso, quando todos os seus colaboradores, desde o mecânico até o balconista, estão bem instruídos, todos conseguem prestar um atendimento e serviço de qualidade. Quando habilidade, capacitação e prestatividade andam juntas, até possíveis problemas se tornam mais fácies de resolver sem que seja necessário esperar pela decisão do chefe


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