VER TODAS NOTÍCIAS

COMO UM SISTEMA DE GESTÃO ERP PODE AJUDAR A SUA OFICINA?


Publicado segunda-feira, 2 de julho de 2018 14:59:12


  Como você controla o atendimento da sua oficina mecânica, o fluxo de caixa, vendas efetuadas e faz a gestão dos clientes que já foram atendidos por aí? Se a sua realidade é ter tudo em folhas de papel, tabelas de Excel ou se simplesmente não há um controle interno, você pode estar sem uma gestão eficiente da sua oficina mecânica. Para uma empresa é sempre muito importante contar com ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho e gestão do negócio. Por isso, um sistema ERP, ou seja, um software de gestão empresarial, pode ser a saída para que você consiga ter uma visão 360 da sua oficina mecânica, lojas de autopeças, atacarejo e reparadores. Se você ainda tem dúvidas sobre ferramentas de ERP, elas serão sanadas agora. Listamos os principais benefícios para sua empresa. Confira:  

Agilidade

  Já existe no mercado uma plataforma de ERP especializada em oficinas mecânicas e outras empresas do setor automotivo. Com modelos customizados para o seu tipo de negócio, você ganhará mais agilidade no controle dos processos, como: atendimento ao cliente, envio de propostas comerciais e notas fiscais, gestão comercial e de vendas, controle de estoque, ações promocionais, entre outros benefícios. Ter todas as informações da sua oficina na mesma plataforma, sem dúvida, pode trazer grandes ganhos para sua oficina mecânica.  

Mobilidade

  Não importa se você não está presente na oficina mecânica por algum motivo. Um ERP prático e eficiente vai lhe ajudar em qualquer lugar. Você pode ter o sistema no seu computador e também no seu celular. A WorkMotor, por exemplo, oferece um ERP off-line que você consegue conferir tudo pelo smartphone. Melhor que conferir de qualquer lugar, ter um sistema off-line lhe dá a liberdade de não precisar estar conectado para acessar informações importantes a qualquer instante.  

Integração das áreas da empresa

  Pelo ERP você pode integrar todas as áreas da sua empresa, desde o que está em estoque ao fechamento do caixa. Se a sua oficina é pequena, mas tem potencial de crescer e expandir, saiba que com um sistema ERP seu negócio estará integrado – independente de ter uma ou duas unidades.  

Organização dos processos

  Integrar as informações é um dos pontos positivos do ERP. Mas, para que você tenha certeza dos benefícios, listamos abaixo o que sua oficina mecânica terá de melhor.

  1. Controle das contas a pagar
  2. Contas a receber e fluxo de caixa
  3. Análise de resultados e organização de dados
  4. Ordens de serviço
  5. Orçamentos
  6. Cadastro de cliente
  7. Lucratividade do seu negócio
  8. Segurança da informação e do sigilo de dados
  9. Inovação a ter serviços integrados de cotação de peças e cadastro de fornecedores
  10. Padronização de atendimento e mais qualidade

Estes são alguns dos principais benefícios de um ERP automotivo para oficinas mecânicas, reparadores, lojas de autopeças e atacarejos.  

Automatização e diminuição de erros

  Em algum momento você já ficou em dúvida sobre a gestão do seu negócio? Com um ERP, erros e dúvidas sobre as informações podem cair drasticamente. Muitas das atividades que antes eram feitas manualmente, podem ser feitas automaticamente quando os dados são lançados ao sistema. Fidelização de cliente Em um clique, você terá acesso as informações do seu cliente e isso será fundamental para montar um banco de dados valioso. Com informações como a última vez que ele foi a sua oficina, qual o problema teve, quando fez uma revisão, etc., você poderá criar campanhas para oferecer promoções, lembretes de novas visitas, entre outras ações. Além disso, a possibilidade de fidelizar este cliente é maior. Assim como as futuras indicações que ele pode fazer sobre sua oficina, loja ou reparadora.  

Como escolher o ERP mais adequado para a minha oficina?

  Uma das dúvidas mais frequentes é sobre qual EPR é mais indicado para cada negócio. Existem muitos softwares que podem ser úteis para vários segmentos, inclusive o automotivo, como já comentamos. O mais importante é pensar por qual motivo está procurando este tipo de software e como isso vai melhorar a rotina da sua loja, oficina ou reparadora. Saber também quais são as principais dificuldades do seu negócio, as urgências que precisam ser resolvidas e as agilidades que estão fazendo falta são outras avaliações que você deve fazer. Conheça os principais benefícios de ter o ERP WorkMotor para sua loja de autopeças, oficina mecânica ou reparadora.


Pesquisar