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COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR NO CRESCIMENTO DO MEU LUCRO?


Publicado segunda-feira, 16 de julho de 2018 13:35:40


Se você está aqui, lendo este texto, é porque reconhece que medidas precisam ser tomadas para manter um bom desempenho de sua oficina mecânica ou autopeças, para não fechar as portas, e provavelmente, já deve ter ouvido falar do uso de diversas tecnologias, como sistemas ERP, softwares de gestão, programas de computadores, marketing digital, entre muitos outros.

Esses nomes podem parecer assustadores não é mesmo?

Você, que cresceu botando a mão na massa e vê jovens lidando com tecnologias, pode ter um pouco de receio sobre usar a tecnologia em seu negócio não é mesmo? É normal termos esta sensação quando estamos nos aventurando em uma área diferente da nossa de atuação, mas, fique tranquilo, neste texto você conseguirá entender que a tecnologia é uma facilitadora e que você poderá usá-la para conseguir aumentar os lucros do seu negócio.

A tecnologia não é um monstro de 7 cabeças

No mundo dos dispositivos móveis, programas de computadores, e tudo mais, tudo foi pensado com um simples objetivo: facilitar o seu dia-a-dia. Então, deixe de lado esta ideia de que mexer com programas de gestão, softwares, é algo que você não vai conseguir fazer, pois eles foram criados para te ajudar e para simplificar o seu dia, basta os encarar com outros olhos.

Se você abre o motor de um carro em sua oficina mecânica e consegue encontrar o problema ou sabe para que serve toda a peça e qual sua aplicação em sua autopeças, você com certeza conseguirá trabalhar com a tecnologia muito bem.

Importante no começo e no crescimento

Se você está começando o seu negócio automotivo, tecnologias são necessárias para que você tenha uma boa organização e comece com o pé direito, e se você já tem seu negócio há um tempo, a tecnologia pode te ajudar a ter mais lucro, mais clientes voltando, mais organização e o melhor: dar mais tempo para você conseguir focar no que importa.

No começo:

Programas de computador para sua oficina podem te ajudar a organizar tudo o que você precisa em menos tempo, com eles você pode organizar seu estoque, seus clientes em contatos, realizar ordens de serviço e mensurar como foi o seu desempenho nos meses. Esta organização ajuda você a ter foco, sem foco e gestão nenhum negócio sai do lugar, afinal de contas, como você conseguirá aplicar ações se não sabe onde tem que melhorar? Ou assim que abre não consegue controlar seu estoque e fica devendo alguma peça a algum cliente?

As primeiras impressões são as que sempre ficam e são cruciais para que seu cliente retorne e te indique para mais amigos, se ele chegar em um local com organização, limpeza e onde tudo é computadorizado, pode ter certeza que você facilmente o conquistará.

No desenvolvimento:

Você já tem sua oficina ou autopeças há algum tempo e sempre fez tudo no papelzinho? No começo até recebia alguns clientes devido a seu bom atendimento, mas depois de um tempo esta frequência começou a cair? Não pense que é normal de todo negócio ter uma montanha-russa de clientes ou que a crise está afastando tudo de todos.

A realidade é que, ano passado no Brasil, houve um aumento de 11,5% no número de serviços automotivos, segundo as estatísticas do Simples Nacional (SINAC). Seus concorrentes aumentaram. O que você fará para se destacar?
 

Uma questão de gestão
Dentre as oficinas que mais se destacam, estão aquelas que reconhecem que a gestão é o principal quesito para o crescimento, e convenhamos, ninguém consegue fazer a gestão de uma oficina mecânica usando papel e caneta apenas. É ai que a tecnologia entra, como auxiliar importante e vital para a gestão de seu negócio.
 

De olho no mercado

Você já sabe agora que você tem mais concorrentes, mas também, você tem mais clientes em potencial, já que em apenas dois anos, o número de carros no Brasil cresceu 8,3%, chegando a 93,8 milhões em 2016, segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), deixando o nosso país entre os maiores mercados automotivos do mundo.


Que tipo de tecnologia usar no meu negócio?

Você já leu que oficinas mecânicas e autopeças sem gestão não crescem, e a gestão não existe sem o uso de tecnologias. Mas, que tipo de tecnologia usar no seu negócio?
Veja abaixo 3 opções que você pode implementar em sua oficina ou autopeças.

1. Softwares e Programas de Gestão:
Eles estão no topo da lista, pois normalmente oferecem um leque de opções que resolvem vários quesitos ao mesmo tempo. Procure um programa completo e veja se ele consegue se adequar a todas as suas necessidades.

Como funciona:
Você precisa de um computador, dependendo do tamanho do seu negócio, pode precisar de mais. Você instala o programa em seu computador e pronto, algumas empresas oferecem um técnico para fazer este trabalho para você, por isso é importante verificar se a empresa oferece suporte. Após instalado, você coloca seus dados no programa, como dados de estoque, clientes, e pronto, praticamente o resto o programa faz por si só.
Verifique também se o software, além do suporte, oferece tutoriais ou pequenos cursos para que você consiga tirar suas dúvidas.

Em pouco tempo você já estará habituado e poderá até se perguntar: como consegui passar tanto tempo sem um programa de gestão?

2. Tecnologia de Relacionamento com o Cliente

Investir em ferramentas que focam no relacionamento com o seu cliente é muito importante. Tecnologias que possam ligar, enviar e-mails e mensagens se mostram eficazes na fidelidade e no retorno dos clientes, gerando mais lucro. Os clientes se sentem lembrados e também lembram de você.

Como funciona:
São pacotes que você contrata e em sua grande maioria, você não precisa fazer sozinho, uma empresa faz todo o trabalho por você. A única coisa é que você precisa fornecer dados dos seus clientes, e para isso, é importante ter um software de gestão, já que este é um elemento básico e presente em quase todos eles.

A empresa responsável pega os dados completos dos seus clientes, como e-mail, celular e contato telefônico fixo e manda mensagens, ou faz ligação em nome de sua empresa, informando sobre uma promoção, lembrete de revisão, etc.
Esse investimento gera um retorno maior e mais lucro, deixando você um passo a frente da concorrência.

 

3. Mídias Sociais

As mídias sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, tem se mostrado fortes aliadas de qualquer negócio, são gratuitas e com a capacidade de criar posts patrocinados que alcançam muita gente, investindo pouco. Em sua grande maioria, as mídias sociais são intuitivas e fácies de usar e muitas pessoas estão passando a usa-las como ferramentas de busca.

 

Como funciona:
Você precisa ter uma página de sua oficina ou autopeças no facebook e/ou integram. Depois é só criar postagens com imagens, textos falando de promoções e conteúdos legais para seus clientes. As redes sociais não precisam de técnico, pois são fáceis de usar, mas é sempre bom manter uma constância nas publicações e claro, oferecer sempre mais ao cliente.

O próprio facebook oferece tutoriais caso você queira fazer ações pagas de suas promoções e seguindo suas aulas você consegue fazer por conta.

Unindo as tecnologias

Se você optar por apenas uma dessas tecnologias, já estará dando um grande passo, porém, também pode chegar a estagnar em algum momento, já que, cada vez o mundo se torna mais tecnológico e preza pelo uso de mais e mais ferramentas. Se conseguir utilizar todas ao mesmo tempo, não há dúvidas de que seu negócio só vai crescer.

Foi o caso de Francisco Severiano Alves, que desde 1994 tem sua oficina na cidade de Itaquaquecetuba em São Paulo. Ele tinha muita experiência no setor automotivo, mas não conhecia estratégias de gestão, como estas tecnológicas. Após 2002, Francisco começou a fazer cursos e dar mais atenção para esta área, o resultado foi excelente e o esperado: em 2010 ele ganhou o Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE), na categoria Modelo de Excelência e Gestão – comércio no estado de São Paulo.

Você usa tecnologias em seu trabalho, sabe a importância de uma ferramenta nova, ou de uma automação de algum procedimento para que resultados saiam mais rápido e com mais eficiência. Seus clientes também têm essa noção e gostam quando se deparam com um negócio que se preocupa sempre em oferecer o melhor.

 

Tecnologia é tempo

Faça de cabeça a seguinte equação: 2397 x 89. Difícil não é mesmo? Não é impossível, mas chegar no resultado utilizando papel e caneta ou a cabeça certamente é muito mais lento do que se você digitar esses números em uma calculadora, não é mesmo?

Calculadoras também são consideradas tecnologia, assim como ferramentas, assim como um programa de gestão para oficinas, assim como mídias sociais e programas de marketing digital, e todas elas têm um objetivo: fazer com que você ganhe tempo.

Com tempo extra você pode atender mais clientes, ter mais lucro ou até mesmo conseguir aquela folguinha para fazer uma viagem merecida em família.

Por onde começar?

Existem diversos softwares e programas de gestão para oficinas, dos mais tecnológicos aos mais simples e pode parecer confuso na hora de escolher. Mas vamos te dar uma dica de um que consiga realizar dois principais elementos tecnológicos em um único lugar: Software de Gestão e Relacionamento com Clientes, e que, acima de tudo oferece suporte, vídeo aulas e muito mais, para que você otimize o seu tempo. Esta ferramenta é o Workmotor.

WorkMotor é um programa ERP de gestão especializado em oficinas e autopeças, que é simples de usar, tornando fáceis e ágeis processos diários de diversas áreas como: área dos clientes (cadastro e consulta), contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, análise de resultados, organização de dados, ordens de serviço, incluindo solicitações de orçamentos e muito mais.

O programa se expande para novas tecnologias, como o celular, tendo uma versão em aplicativo, assim você não precisa ficar indo ao computador o tempo todo e pode atender seu cliente ainda mais rápido usando o seu smartphone.


Além do mais, o WorkMotor conta com atendimento ágil, já que possui acesso ao cadastro nacional dos veículos, e pela placa do carro, você consegue a mão várias informações que são preenchidas automaticamente. O programa também oferece relacionamento com o cliente, outro ponto forte que foi comentado neste texto, já que consegue gerar pesquisas de satisfação, histórico online que o seu cliente pode acessar gratuitamente depois, e convites para revisões e promoções com o Mais Lucro.

Mais Lucro

O Mais Lucro é uma tecnologia integrada ao WorkMotor, que cria campanhas para que seus clientes retornem.

Ele pega a base de dados dos seus clientes pelo programa de gestão, separa os contatos completos, aqueles com telefone, e-mail e celular e cria uma lista.
Com o Mais Lucro você escolhe que tipo de campanha quer fazer: convite para retorno, avisando sobre revisão, sobre promoções e muito mais.

O investimento é variável, você escolhe o quanto quer investir e o retorno é garantido. Há diversos casos de sucesso, com investimentos de R$300,00 e uma receita total final de R$ 13.735,56.

Seus clientes recebem ligações automatizadas, mensagens de voz de de texto os lembrando de voltar para a sua oficina. 

 

QueridoCarro.Com
O QueridoCarro.com é outra inovação do WorkMotor, onde futuros clientes encontram sua oficina por meio de uma pesquisa online pelo CEP e você ainda pode oferecer muito mais a seus novos clientes, como o Histórico Online. Todo seu serviço fica disponível online, onde você e o cliente podem consultar sempre que puderem.

 

É a tecnologia trabalhando a seu favor, para que você tenha mais tempo para focar no que realmente importa, seu futuro, sua família, seus amigos e seu lazer.