VER TODAS NOTÍCIAS

A TECNOLOGIA NO SEGMENTO DE SERVIÇOS AUTOMOTIVOS


Publicado quarta-feira, 17 de outubro de 2018 15:31:04


 

Em um mundo em constantes mudanças quem não evolui corre um grande risco de se tornar ultrapassado e irrelevante no mercado, independente do segmento inovar tem sido cada vez mais essencial.

Como dissemos em outros posts, o perfil do cliente vem mudando conforme os avanços tecnológicos e o segmento que não acompanha esse processo, em algum momento, não conseguirá manter sua relação com o cliente.

 

O setor automotivo não foge dessa evolução, e tem se deparado com ambientes muito dinâmicos, exigindo constante avaliação dos processos produtivos, aderindo um modelo dinâmico que utiliza tecnologias que lhes possibilitem ocupar novos espaços de mercado e manter os já conquistados. O uso da Tecnologia de Informação (TI) como estratégia para otimizar recursos financeiros, produtivos e humanos na melhoria de produtos, tem se mostrado eficiente em atender às exigências do mercado e dos clientes.

No que diz respeito a tecnologia na cadeia produtiva do segmento automotivo, são muitos os investimentos a fim de melhorar a experiência para o cliente final. Como o futuro dos automóveis se baseia em autonomia e conectividade, todas as novidades apresentadas se apoiam nesses preceitos, que é facilitar a condução do motorista e promover maior conforto e segurança a ele e passageiros são as prioridades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O avanço da tecnologia permite o surgimento de novos equipamentos, materiais e processos produtivos mais eficientes, crescendo a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos. Ou seja, a tecnologia de informação permite inovar produtos, serviços oferecidos com rapidez, redução no tempo de espera e conquista maior confiabilidade criando capacidade de reação, pois, isso é ponto vital para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência desse negócio.

Umas das principais fontes para ficar por dentro das novidades nesse segmento é através de feiras e salões do automóvel, que exibem o que há de mais novo em questões de tecnologias e design.

 

Mas, se por traz desse segmento existe tanta tecnologia, será que é possível em sua loja você não seguir a mesma tendência?

Bem, como disse no começo desse post, é mais difícil sobreviver sem inovar em tempos tão dinâmicos. Por isso, vamos ressaltar sobre a utilização da Tecnologia de Informação no seu dia a dia, e esclarecer que não se trata de algo tão difícil quanto alguns pensam que é.

Conceito Tecnologia da Informação é a aplicação de hardware, software e redes que melhoram os fluxos de informação e facilitam as decisões. A tecnologia de informação é crucial para as organizações, facilitando suas operações diárias de negócio e com sua ampla utilização torna-se possível à colaboração numa extensa rede que passa a ser parte da base de conhecimento da sociedade e das empresas. A tendência atual é a automação de trabalho baseado em conhecimento.

Os softwares estão presentes em várias rotinas que realizamos no computador, por exemplo: quando criamos uma planilha no Excel® ou digitamos um texto no Word®, estamos utilizando um Software da Microsoft®, assim como vários outros.

Se você tem a perspectiva, objetivo de crescimento e expansão dos seus negócios, já optou por utilizar um software de gestão, ou simples fato da necessidade de se enquadrar nas legislações fiscais o levou a investir em sistema que te atenda nesse sentido. De fato para uma empresa hoje em dia a tecnologia se torna indispensável.

 

Mas, o quanto nos preparamos para poder utilizar essa tecnologia?

Esse é grande desafio! Aprender e se manter atualizado.

Para utilizar um software de gestão não é necessário ser um técnico em TI, mas é importante saber utilizar recursos do próprio computador em si, sem dominar os recursos básicos de utilização do computador sem dúvida nenhuma será mais difícil utilizar um sistema.

Os sistemas de gestão normalmente contam com recursos semelhantes a outros aplicativos e sistemas, não precisa realizar uma graduação para utilizá-los. Contudo, é necessário se atentar a alguns pontos, por isso, seguem algumas dicas para tornar a utilização mais fácil:

Conheça os recursos do computador

Antes do começar a utilizá-lo procure entender como ele funciona e o básico sobre os recursos. Lembre-se de quando aprendemos a dirigir, antes de efetivamente sairmos dirigindo, passamos por instruções teóricas sobre os principais pontos relacionados a direção.

No YouTube® há uma série de conteúdos que ensinam em forma de tutoriais ou aulas que auxiliam no processo de aprendizado.

Há também sites que oferecem cursos rápidos sobre diversos assuntos relacionados a informática, muitos são grátis.

Seja curioso(a)

É importante pesquisar sobre o que não se sabe, permita-se um tempo para aprender, sabemos que o tempo é escasso, mas existem vários conteúdos disponíveis que pode acessar em qualquer momento. Se tratando de softwares normalmente as próprias empresas que fornecem o serviço, também disponibilizam conteúdos sobres os procedimentos que estão disponíveis, procure por esses conteúdos, com certeza serão úteis.

Pratique

Não se limite no primeiro erro ou dificuldade, tente fazer até acertar. Como diz o antigo ditado: é errando que se aprende. E quando acertar continue fazendo e repasse o que aprendeu, assim conseguirá consolidar seu aprendizado.

Recomendamos alguns conteúdos, que podem te auxiliar:

Canal WorkMotor: Canal WorkMotorTV do Youtube®

Cursos sobre informática: https://www.primecursos.com.br/informatica/

Suporte Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br

 

São dicas simples, mas com toda certeza deixará de encarar o sistema como uma dificuldade e enxergará a real finalidade dele: otimização das suas rotinas e um aliado para o crescimento do seu negócio.

Vemos a todo tempo o quanto as coisas evoluem, se acomodar pode não ser uma boa alternativa, por isso, coloque a mão na massa, corra atrás do necessário.

Faça parte você também das mudanças!

Aproveite nossos conteúdos conheça nosso Canal WorkMotorTV do Youtube® e veja vídeos diversos que além de dicas lhe ajudarão a adquirir o conhecimento necessário para se aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o WorkMotor e suas ferramentas.

 


Pesquisar
Assuntos relacionados