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ANOTA AÍ - A IMPORTÂNCIA DO MARKETING


Publicado quarta-feira, 21 de novembro de 2018 13:09:04


 

Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Anota Aí” no nosso canal no YouTube.

Nesse vídeo falaremos sobre Marketing e sua importância para sustentação da empresa.

Com certeza, você já ouviu alguma coisa sobre marketing, mas você sabe o quanto ele é importante e o quanto pode agregar para o seu negócio? Não, então continue lendo e veja como esse recurso é útil.

 

Para começarmos, vamos falar sobre a definição de marketing, bem, na verdade existem várias definições sobre esse tema, de forma mais ampla podemos dizer que: “marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer as mesmas de uma forma lucrativa, tanto para empresa quanto para o consumidor”.

Muitos empreendedores se preocupam apenas com o gerenciamento burocrático da empresa, deixando de reservar parte de seu orçamento para gerar novos negócios. Tal negligencia se deve pois, para muitos empresários, o marketing não costuma ser considerado importante e esse é um grande problema, quando vivemos em um mundo globalizado e com concorrentes extremamente estratégicos.

O marketing de um modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto, como muitos acreditam. O marketing é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação e principalmente, é através do marketing que são definidas ações estratégicas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável garantindo que a empresa se mantenha durante os próximos anos.

Para começar a traçar uma estratégia de marketing é necessário obter algumas informações cruciais:

  • Saber a margem de lucro dos produtos;
  • Ter definição clara das vantagens e funcionalidades do produto;
  • Recursos que poderão ser realocados em campanhas mensais para que se monte um planejamento de longo prazo;
  • Deficiências dos produtos;
  • Entender como é feito o atendimento pós-venda;
  • Ter no mínimo algum recurso mensal para montar ações de comunicação.

Qualquer que seja a tentativa de implementar ações, gera um custo para realizá-las, e isso também faz parte do investimento em marketing.

Entender e definir alguns conceitos, também faz parte do processo para montar um estratégia de marketing, são eles:

Marca

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma marca. Muitas empresas não dão o devido valor para a criação do logotipo, no entanto é a marca que fica gravada na cabeça, e em muitas vezes é um fator decisivo em uma compra. Vou dar um exemplo: se você ver o símbolo da Ferrari não precisa nem estar escrito o nome da marca para você lembrar dos carros incríveis que a montadora produz. Então invista em uma Logomarca para sua empresa.

Slogan

Assim como a marca, o slogan cria um vínculo com as pessoas, por vezes a pessoa identifica a empresa por uma simples frase, aquela que gruda na cabeça, sabe? Mas cuidado, é bem fácil criar um slogan que não atinja o objetivo e ainda exponha de forma negativa a sua marca.

Campanhas e Promoções

Esse é um ponto muito delicado na hora de fazer o marketing, uma vez que podem gerar resultados inversos do que estamos buscando, isso acontece porque muitas vezes as propagandas não proporcionam o que estão prometendo e os clientes acabam desconfiando da promoção. Então no começo ofereça algum tipo de valor para seu cliente, por exemplo: na compra de determinado produto ganhe um alinhamento. Outro ponto importante é criar a promoção com prazo de duração. Seus clientes precisam enxergar como uma oportunidade que se não for aproveitada a tempo será perdida.

De posse de todas essas informações e conceitos, deve estar se perguntando: Mas qual estratégia de marketing seguir, não é mesmo?

Bem, o marketing acompanha as mudanças de comportamento da sociedade e precisa estar sempre se adaptando. É por isso, que existem muitos tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores, a seguir trouxemos alguns exemplos que podem lhe ajudar:      

1. Marketing Digital

Marketing Digital são as estratégias realizadas no ambiente online, cada vez mais, o marketing está se voltando para o digital, já que as pessoas passaram a consumir conteúdo na internet, deixando de lado recursos tradicionais como TV e rádio.

Incluem o Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais e de Busca, por exemplo.

2. Marketing Off-line

Já o Marketing Off-line (ou Marketing Tradicional) envolve todas as ações fora da internet, como anúncio em jornal, distribuição de brindes e telemarketing, por exemplo.

Apesar de as verbas do marketing estarem migrando para o digital, a tendência é que as ações se tornem cada vez mais integradas, sem essa barreira entre online e off-line.

Na hora da compra, por exemplo, a integração entre as lojas online e física oferece uma melhor experiência ao cliente.

3. Outbound Marketing

Observe os exemplos que citamos no Marketing Off-line. Em todos eles, a marca vai atrás do consumidor com um anúncio, uma conversa ou uma ligação. Outbound Marketing é isso: uma abordagem ativa das empresas para conquistar novos clientes.

Porém, essa estratégia está sendo questionada atualmente, pois ela sempre interrompe alguma atividade do dia a dia do consumidor, o que gera uma percepção negativa da marca.

4. Inbound Marketing

Em contraposição ao Outbound, o Inbound Marketing ganha força. Em vez de invadir a rotina das pessoas, o Inbound se utiliza de estratégias para atrair o consumidor com conteúdos relevantes para ele e, então, convertê-lo em cliente.

Não por acaso, essa vertente do marketing também é conhecida como Marketing de Atração, que pode se complementar com o Outbound para obter os melhores resultados.

5. Marketing de Conteúdo

Com o crescimento do Marketing Digital e do Inbound Marketing, algumas estratégias se fortaleceram como meio de alcançar o sucesso na internet.

Uma delas é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos relevantes e valiosos, com o objetivo de engajar ao longo da jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca.

Esses conteúdos são oferecidos nos mais diversos formatos, em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos, webinars e etc.

6. E-mail Marketing

E-mail Marketing é uma ferramenta essencial do Marketing Digital. Enviar conteúdos e ofertas por e-mail serve para aproximar-se do consumidor, direcioná-lo para o site e conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra.

Para isso, porém, você deve obter autorização para fazer os envios. Depois, a segmentação da base de e-mails e a personalização das mensagens tornarão sua estratégia mais relevante.

Reforço que esses são apenas alguns dos tipos que existem, mas fica claro o impacto principalmente do Marketing Digital, o mercado vem sendo conquistado pela tecnologia, atualmente quem não tem seu negócio na internet acaba perdendo espaço, uma vez que as pessoas buscam através da internet por empresas e serviços.

Então aproveite as redes sociais como ferramenta de divulgação, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros. Aos poucos você construirá uma rede de pessoas que contratam serviços frequentemente. Mas lembre-se que isso é um trabalho que precisa ter consistência!

O WorkMotor, disponibiliza para você um canal exclusivo para que você divulgue sua empresa e serviços inclusive através de fotos da sua loja dentro do serviço QueridoCarro.com. Para saber como atualizar seu perfil e inserir suas fotos clique aqui.

E então está esperando o que? Mostre sua empresa e conquiste mais clientes!

 

Fontes

https://marketingdeconteudo.com

http://www.administradores.com.br


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