VER TODAS NOTÍCIAS

ANOTA AÍ - A IMPORTÂNCIA DA INTERNET


Publicado quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 08:40:29


 

 

Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Anota Aí” no nosso canal no YouTube.

Nesse vídeo falaremos sobre a importância e características da internet.

No texto abaixo veja um pouco mais sobre a história e evolução.

 

 

 

 

Quem hoje em dia tem entorno de 20 anos, certamente, não consegue imaginar o mundo sem tanta tecnologia e principalmente sem internet. Mas se você já está na casa dos trinta ou mais sabe que houve uma época em que o celular era utilizado apenas para fazer ligações e o computador evoluía de um gigantesco equipamento utilizado por empresas para o simples computador pessoal de recursos e aquisição limitados.

A evolução da internet acompanhou a evolução dos computadores e foi através deles que foi possível nosso primeiro contato com a internet, aquela “discada” que utilizava a linha telefônica para fazer a conexão, que demorava para conectar e a velocidade era bem lenta, além de deixar a linha ocupada, ela gastava os pulsos do telefone. Era muito comum as pessoas conectarem após a meia noite, pois, esse era o horário da tarifa reduzida, o que acabava dificultando um pouco mais devido a quantidade de acessos serem maior nesse horário. O acesso à internet nesse período era limitado, não tínhamos muitas opções e as pessoas utilizavam basicamente a salas de bate papo. Desde então muita coisa evoluiu até chegarmos ao ponto em que estamos, mas hoje vamos esclarecer sua curiosidade sobre como e quando surgiu a internet.

Veja a cronologia:

Nos anos 1960-1970 início da guerra fria e origem das redes

Os conceitos militares da internet tiveram início na década de 50, porém, foi só na década de 60 que efetivamente a ideia se desenvolveu nos Estados Unidos e URSS, assim, os Estados Unidos criaram um sistema de descentralização com o Pentágono que podia evitar possíveis ataques e perdas de documentos pelo governo.

Em 1962 já se falava de uma criação de uma rede intergaláctica de computadores pelo engenheiro do instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) Joseph Licklider, mas apenas sete anos depois que se deu realmente início ao nascimento da internet.

Nos anos 1970-1980 se dá início ao termo Internet

Nesta década surgiram os protocolos padrões para que a internet nascesse: “TCP/IP”. Os fundadores do protocolo TCP foram Net Vilton Cerf e Bob Kahn em 1973, o uso do termo internet se deu apenas em 1974 com a primeira publicação do TCP, ela sendo assinada na Universidade de Stanford por Vinton Cerf, Yogem Dalal e Carl Sunshine.


Nos anos 1980-1990 surgimento das grandes redes

Em 1983 se deu o grande marco do surgimento das redes baseadas em TCP /IP, assim, todos os computadores que ainda faziam utilização da rede antiga optaram pelo sistema de pacotes da nova rede.

Com a criação do Protocolo de Internet, todas as redes com o mesmo endereço de IP poderiam estar conectando para troca de arquivos e para envio de mensagens, mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais. No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.

 

Nos anos 1990-2000 a grande explosão da internet

O World Wide Web, nosso conhecido “www” que se utiliza antes de qualquer navegação foi criado por Tim Bernes-Lee, e nasceu com a intenção de ajudar a Organização Europeia em suas investigações nucleares, assim várias pessoas poderiam estar trabalhando juntas no mesmo documento.

Nos anos 90 também foi criado o HTTPS, que assim garantia o envio de dados criptografados, assim, estava nascendo a nossa internet atual.

A partir daí o interesse mundial foi grande em torno da internet onde acabou causando a “grande explosão” e as pessoas começavam a ter PCs e acesso discado nesta grande rede.
Ainda na década de 90 foram criados os grandes portais, sendo eles o Yahoo, Portais de Bate Papo com mensagens instantâneas, serviços de e-mail gratuitos como Hotmail e sites de busca como o Google.


Anos 2000-ATUALIDADE

Em 2000 começou a grande novidade da web com a facilidade da aquisição de computadores e com a internet para o público em geral, assim, a tecnologia foi evoluindo e tendo grandes avanços significativos.

A internet discada começou a ser substituída pela banda larga e conexão móvel através do celular ou modens portáteis através da criação da rede 3G (e hoje a criação da rede 4G e já temos inícios da 5G) e hoje em dia a internet acabou virando uma necessidade diária tanto para o uso empresarial quanto para o uso doméstico.

Foi a través do surgimento dos sites KAZZAA e P2P (sites de compartilhamento), que se deu início a janela de entrada para outras redes sociais, sendo elas Orkut, MySpace, Twitter, Facebook, e até mesmo o ICQ e MSN (que foram substituído pelo Skype), entre outras ferramentas que permitem fazer ligações, chamadas via vídeo e mensagens instantâneas.

Hoje em dia o brasileiro navega na web principalmente pelo celular para se comunicar através de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, Telegram e próprio Skype e, enquanto isso, o e-mail é cada vez menos utilizado. Quase 70% das casas têm acesso à Internet, mas o acesso à banda larga móvel já é maior do que à fixa no país.

Esses números foram levantados em 2016 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua feita pelo IBGE com brasileiros de 10 anos ou mais. Os pontos mais relevantes levantados nessa pesquisa são:

  • Mais de 90% das pessoas usam a Internet para trocar mensagens;
  • Quase 70% das residências têm acesso à Internet;
  • 33% acessam a Internet apenas pelo celular;
  • Uso de banda larga móvel supera o de banda larga fixa;
  • Internet é mais acessada por brasileiros de 18 a 24 anos de idade.

 

No Brasil temos diversas empresas que comercializam internet de diferentes tipos de conexão:  discada (ainda existem clientes que utilizam), via rádio, banda larga e no caso de smartphone ou modens portáteis a Internet Móvel 3G ou 4G. Em todos os casos há bastante variação de velocidade além da variação sobre a real entrega do plano contratado pela provedora de Internet. É importante verificar a necessidade de uso para contratar a velocidade adequada. A velocidade da internet é composta por duas taxas:

  • Upload: é referente a velocidade com que você envia dados para a rede mundial de computadores. Normalmente essa taxa é bem menor do que a de download.
  • Download: é a velocidade com que você baixa as informações da internet. Essa taxa é mais alta nos planos oferecidos pelas empresas.

 

Importante: No início de novembro de 2014, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações que é a responsável por regular os serviços de Internet no Brasil) publicou Limites mínimos de velocidade da banda larga que ficaram mais rigorosos que obriga as empresas provedoras de Internet banda larga a respeitar a média mensal contratada pelos clientes sendo obrigada a entregar, no mínimo, 80% da velocidade contratada pelo assinante (antes a obrigatoriedade era de 70%). A norma estabelece ainda que a velocidade instantânea, medida no momento do acesso, não pode estar abaixo de 40% do valor contratado (antes a obrigatoriedade era de 30%).

Vamos a um exemplo:  Você contratar um plano de 10 Mbps, você deverá ter a média mensal de velocidade mínima de 8 Mbps.  Já a velocidade instantânea, conferida em velocímetros no momento da conexão, deve ter pelo menos 4 Mbps.

 

Para testar a velocidade de sua Internet: acesse o site http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/ que é o velocímetro oficial para teste de conexão diretamente com a Anatel. Em casos de medidas inferiores ao plano contratado, verifique com sua Provedora de Internet para regularização. Caso não ocorra a regularização devida é necessário a abertura da reclamação na Anatel.

Em relação ao WorkMotor é necessário que você utilize a internet banda larga para operações de emissão de documentos fiscais à SEFAZ. Quanto maior a velocidade e qualidade do sinal de Internet melhor será o desempenho geral. Além disso, uma boa conexão facilitará no momento do acesso remoto e no envio de informações do seu sistema para os serviços associados como o QueridoCarro.com além de garantir o uso mais rápido das ferramentas Web: CotaJá, Guia de Peças, WorkMotor 360, WorkMotorApp, App Canal do WorkMotor. É recomendável que verifique regularmente a velocidade que está recebendo.

 

Muito se evoluiu desde o início como pudemos acompanhar, mas é certo que ainda teremos muitos avanços nessa área. De fato, hoje em dia temos acesso à internet através de diversos dispositivos e a qualquer hora resolvemos muitas coisas através da internet. Com a expansão dos aplicativos realizamos desde de serviços bancários, alugueis de carros, pedidos de transportes, pedidos de entrega de comida, centrais de atendimento, redes sociais e uma variedade de serviços.

A internet abriu uma porta com infinitas possibilidades gerando a conquista de mais comodidade e agilidade. A mesma tem seus efeitos negativos, porém, as qualidades ainda se sobressaem, desde que utilizada com responsabilidade.

 

 

Fontes

https://www.techtudo.com.br

https://www.linkdesignbrasil.com

http://www.brasilbandalarga.com.br

http://www.anatel.gov.br/consumidor


Pesquisar
Assuntos relacionados