Prepare sua oficina para não deixar de faturar nos feriados




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Prepare sua oficina para não deixar de faturar nos feriados


Publicado quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 12:47:30


Já parou para pensar o que garante um bom faturamento para a sua oficina mesmo nos feriados e vésperas de feriado? Afinal, muitas pessoas costumam viajar nesses períodos e aí o movimento na oficina tende a diminuir.

 

Você pode afirmar que serviço de qualidade talvez seja o primeiro fator, e com certeza é! Afinal, quando um conserto ou uma manutenção são bem feitos, o cliente sai da oficina satisfeito. E cliente satisfeito sempre volta, garantindo que você continue tendo uma boa entrada de caixa mesmo em épocas de baixa demanda.

 

Outro ponto que também conta muito é um excelente atendimento ao cliente. Se o carro saiu impecável do seu estabelecimento mas o cliente não foi tratado bem, será que ele volta? Provavelmente não. Por isso é fundamental garantir que o cuidado com os clientes esteja na sua lista de prioridades.

 

Só que esses são pontos que sempre contribuem para o faturamento, em qualquer época do ano. Para realmente garantir que você não vai deixar de faturar nos feriados, o segredo é se preparar e planejar.

Saiba que planejamento é o que conta

 

Planejamento é a chave. Mas, na correria do dia a dia, acabamos deixando de lado essa parte tão importante. Planejar faz com que você e sua equipe estejam prontos para épocas de grande procura, épocas de baixa demanda e também feriados.

 

Como sabemos que você não tem tempo a perder e que tempo é dinheiro, adiantamos seu planejamento com algumas ideias do que fazer para garantir que sua oficina vai continuar lucrando mesmo nos feriados. Então é só continuar a leitura para saber mais!

Fique de olho no calendário com antecedência

 

Imagine que seja véspera de feriado e aí, sem planejamento, o dono da oficina precisa decidir o que fazer no dia seguinte. Algumas oficinas escolhem nem abrir as portas nos feriados para evitar dor de cabeça, mas isso faz com que deixem de faturar. Outras até ficam abertas, porém, por não terem planejado e se preparado, a procura é baixa.

 

Então não deixe sua preparação para a véspera. Reúna-se com sua equipe assim que possível e anote todos os feriados do ano, lembrando de verificar os feriados prolongados.

1. Anote as datas

 

Quando você listar os feriados, lembre-se também dos municipais e estaduais. Aqui no Brasil temos muitos feriados, então é importante fazer uma lista com as datas.

 

Estes são os principais feriados nacionais em ordem cronológica:

 

Ano Novo (1o de janeiro)

Carnaval (fevereiro ou março)

Sexta-feira Santa e Páscoa (abril)

Tiradentes ( 21 de abril)

Dia do Trabalhador (1o de maio)

Corpus Christi (junho)

Dia da Independência (7 de setembro)

Dia da Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)

Finados (2 de novembro)

Proclamação da República (15 de novembro)

Natal (25 de dezembro)

2. Organize a equipe

 

Depois de listar as datas, alguém da sua equipe pode criar um calendário interno só de vocês e imprimir para que fique à vista de todos. Também é importante enviar esse calendário por e-mail para os funcionários e deixá-lo disponível no sistema de gestão da oficina.

 

Nesse calendário, já pode ficar definido também quais funcionários vão trabalhar em cada feriado e qual será o horário de funcionamento da loja. Assim, todos ficam cientes da escala de trabalho e ninguém se sentirá prejudicado por trabalhar nessas datas.

 

Também é importante deixar destacada no calendário a semana toda que antecede ao feriado, já que boa parte do seu planejamento pode envolver os dias que antecedem as datas comemorativas.

Inclua os feriados no seu plano de marketing

 

Assim que o calendário estiver pronto e a equipe toda avisada da escala, você já vai se sentir mais seguro com relação aos feriados.

 

O próximo passo é aproveitar essas datas e incluí-las no seu plano de marketing. Se você tem dúvidas sobre como fazer seu marketing, temos um post só sobre esse assunto. Mas não se preocupe, pois vamos ajudar você aqui também.

 

Parte do seu planejamento de marketing é definir as campanhas promocionais. E datas comemorativas têm tudo a ver com promoções. Claro que você não precisa fazer uma campanha para cada feriado, mas, para a maioria deles, isso é possível.

Checklist de Viagem

 

Em feriados mais longos e com emendas, como o Carnaval, muitas pessoas costumam viajar. E muitas delas viajam de carro. Esse fato é uma grande oportunidade para você, pois segurança vem em primeiro lugar e as pessoas vão querer garantir que o carro esteja rodando muito bem antes de viajarem.

1.Faça uma lista dos itens

 

Por isso, você pode criar uma campanha oferecendo uma revisão pré-viagem. Você e sua equipe listam os itens mais importantes do carro que precisam estar funcionando bem para que o veículo proporcione uma viagem segura. Essa lista pode incluir:

 

  • Checagem de itens de segurança: macaco, chave de roda, triângulo, estepe e extintor de incêndio;
  • Alinhamento;
  • Balanceamento;
  • Troca de óleo;
  • Checagem da bateria;
  • Checagem de água e fluídos;
  • Manutenção das luzes: faróis, luzes de freio, lanternas, luz de ré e luz do painel;
  • Revisão dos freios.

 

Depois, alguém da sua equipe coloca esses itens numa lista que pode ter o título de "Checklist de Viagem". Esse checklist pode ser algo simples, mas chamativo, para você utilizar como propaganda e incentivar as pessoas a fazerem essa revisão no carro antes de viajarem no feriado.

2. Disponibilize e envie a lista para os clientes

 

Se você quiser dicas sobre como fazer um checklist simples mas criativo, existem diversos sites e aplicativos que ajudam você nessa tarefa. A ideia é que essa lista seja enviada por e-mail, Whatsapp, mensagens em redes sociais e até impressa para ser distribuída para os clientes antes dos feriados prolongados.

 

É importante também que sua equipe esteja ciente da promoção e a divulgue pessoalmente para os clientes. A famosa propaganda "boca a boca" ainda surte efeito. Todos os funcionários podem participar da divulgação.

3. Ofereça um desconto na revisão pré-viagem

 

E, para garantir que o público participe dessa campanha e leve o carro para a sua oficina, ofereça um desconto nesse pacote de revisão pré-viagem. Ou seja, fazer a revisão na época de feriado tem que sair mais barato para o cliente do que fazer a revisão no decorrer do ano.

 

 Aí o cliente vai enxergar na sua promoção dois grandes benefícios: a segurança de viajar de carro com tudo em ordem e o serviço feito com um bom desconto no valor. E você terá um movimento maior de clientes antes e durante as datas comemorativas, sem deixar de faturar nos feriados.

Manutenção de item específico

 

Outra campanha, agora para feriados mais curtos e sem emendas, como às vezes são o Dia do Trabalhador, em 1o de maio, e o Dia da Independência, em 7 de setembro, é a de oferecer promoção de manutenção de um item específico.

 

Como se trata de feriados mais curtos, menos pessoas costumam viajar e mais pessoas ficam em casa, com tempo livre. Então a ideia é fazer uma campanha oferecendo desconto em um serviço escolhido para quem vier fazer essa manutenção no dia do feriado.

 

O item fica à sua escolha, podendo ser um item básico do checklist de viagem, como manutenção de bateria, troca de óleo, checagem de freios ou luzes. Decida esse item com base no que for melhor para a sua oficina.

 

Ou seja, tome uma decisão estratégica: se você tem um bom fornecedor de materiais de segurança e precisa eliminar o estoque desse material, conceda desconto nesse item em um dos feriados. Ou ainda, se seus funcionários fazem muito bem e rápido o alinhamento e balanceamento, essa pode ser uma boa opção.

 

Para divulgar sua campanha, ficam valendo os mesmos passos da promoção do checklist de viagem: escolha o item, ofereça o desconto e divulgue a promoção por meio das redes sociais, mensagens e também pessoalmente. Dessa maneira, há mais chances de clientes ficarem sabendo da campanha e levarem o carro para a sua oficina no feriado.

Motive sua equipe

Agora que você já sabe da importância de se planejar para os feriados e de incluir as datas comemorativas no seu plano de marketing, outro ponto fundamental é motivar seus funcionários que vão trabalhar no feriado.

 

Se o seu time estiver bem e motivado para trabalhar, isso vai transparecer para os clientes, que vão se surpreender com o bom atendimento. E vale lembrar que excelência no atendimento fideliza a clientela e gera novas oportunidades de venda.

1.Defina uma escala

 

Já comentamos que, em primeiro lugar, você precisa definir quem do seu time vai trabalhar em qual feriado. Assim, já há um ajuste de expectativas com relação a essas datas e ninguém é pego de surpresa.

 

Dessa forma, vocês conseguem se preparar com antecedência para o feriado: organizam quem fica responsável por cada tarefa e ficam a postos para receber muito bem os clientes.

2.Faça algo diferente

 

Mesmo que a escala de funcionários já esteja definida, trabalhar no feriado pode nem sempre ser a atividade mais interessante para algumas das pessoas da sua equipe. Afinal, eles poderiam estar com a família e os amigos, poderiam descansar ou até viajar.

 

Então, para motivar quem estiver trabalhando, faça algo diferente, que pode ser simples e não precisa custar muito. Que tal oferecer um café da manhã para a sua equipe, por exemplo? Pode ser na própria oficina, no início do expediente. Assim todos se confraternizam, tomam um café juntos e começam o dia mais motivados.

 

O importante é que a atividade una todos os funcionários e faça do dia de trabalho um dia mais leve. Seus funcionários, os clientes e você também merecem um bom feriado na oficina.

3.Estabeleça uma meta com comemoração

 

Antes da chegada do feriado, decida com a equipe quantos clientes vocês gostariam de atender nesse dia. Ao chegar a um número realista mas um pouco desafiador, estabeleçam que essa quantia será a meta da oficina para o feriado.

 

Se vocês alcançarem a meta, decidam como vão comemorar no fim do expediente. De novo, pode ser algo simples, mas o que importa é que os funcionários vão trabalhar com mais propósito e em equipe.

 

Novamente, essa união é sentida pelo cliente, que vai ficar mais confiante e satisfeito de fechar o serviço com você.

Crie a cultura de que sua oficina abre aos feriados

Por fim, a última dica para você estar com a oficina pronta para o feriado é fazer disso um hábito. Ou seja, você, seus funcionários, seus clientes e a vizinhança sabem que a sua oficina não fica de portas fechadas no feriado. E isso vai atrair clientes e garantir o faturamento.

 

E como estabelecer esse hábito?

Seja constante

 

Comece abrindo a oficina já no próximo feriado e depois no outro, e no seguinte, e assim por diante. Essa constância vai aos poucos construindo a imagem de que a sua oficina está sempre aberta e os clientes podem contar com você se precisarem de cuidar do carro no feriado.

Espalhe a notícia

 

Assim que você começar a ter constância em abrir aos feriados, divulgue essa informação para todos e de todas as maneiras possíveis: cartazes na oficina, mensagens na rede social e pessoalmente. A informação precisa estar tão clara para o cliente que você será a primeira opção de oficina para ele no feriado.

Prepara o estabelecimento

 

Como parte da rotina, prepara sua seu estabelecimento para que não falte nada nos feriados. Tenha o estoque de peças necessárias, as ferramentas em ordem e tudo o que vocês utilizam num dia de trabalho. Isso é importante pois seus fornecedores e parceiros talvez não estejam disponíveis para ajudar você se algo faltar. Então esteja com a oficina pronta.

Com planejamento, novas ideias, equipe motivada e oficina aberta, você não vai deixar de faturar nos feriados. Claro que é bastante trabalho, mas você não precisa seguir todas as dicas de uma só vez.

 

Vá aos poucos implementando o que é melhor para a sua oficina, mas comece ainda hoje e não perca oportunidades nem mesmo em dias como os feriados.

 

E, se quiser ter mais ideias e saber mais dicas, se inscreva no nosso canal no Youtube, o WorkMotorTV. Nossa missão é facilitar sua vida e garantir o sucesso da sua oficina.


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