Como atender com excelência as mulheres na oficina mecânica




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Como atender com excelência as mulheres na oficina mecânica


Publicado quarta-feira, 6 de março de 2019 14:31:24


Hoje existem cursos de mecânica oferecidos especificamente para mulheres. Nesses cursos, as instrutoras costumam ser mulheres e o currículo é voltado para o público feminino.

 

Outro serviço oferecido para mulheres são aplicativos de táxi de empresas que têm motoristas mulheres exatamente para entender melhor esse público. Muitas mulheres se sentem mais confortáveis e seguras se estiverem em um carro sendo dirigido por outra mulher.

 

Esses são apenas alguns exemplos de serviços elaborados para o público feminino. Mas e quando se trata de oficina? Como é possível oferecer um serviço voltado para esse público? Como atender com excelência as mulheres na oficina mecânica e garantir que você não perca essas clientes?

 

É sobre isso que vamos falar neste post. Queremos ajudar você a deixar sua oficina pronta para atender esse público que vem crescendo. Quer saber quais são nossas dicas? É só continuar a leitura.

Entenda esse público

O primeiro passo para atender bem a um público é conhecê-lo, principalmente se você não faz parte dele. Para fazer isso, é preciso pesquisar o assunto e escutar a opinião das mulheres.

 

As empresas de publicidade, por exemplo, têm procurado se aprofundar mais no seu entendimento do mundo feminino antes de lançarem uma campanha. Hoje em dia, uma propaganda para mulheres só vai ter o impacto necessário se demonstrar que a empresa entende o que é ser mulher e que tem empatia por esse público.

 

Mas como colocar isso em prática no mundo das oficinas mecânicas? Entendemos o desafio e, por isso, trouxemos as seguintes dicas para facilitar sua vida:

Converse com as mulheres

Uma boa dica é conversar com mulheres em quem você confia e entender mais sobre as opiniões e hábitos delas. Você pode conversar com sua esposa, namorada, mãe, filha, amiga. Enfim, alguém que vai ser sincera com você.

 

Não precisa ser uma conversa específica, mas, sempre que tiver a oportunidade, procure saber a opinião dessa mulher e fique atento à resposta. Escutar é muito importante. Você pode perguntar sobre o que ela gosta ou não. Perguntar sobre o que ela acha de carro e entender o ponto de vista dela ou ainda perguntar diretamente a opinião dela sobre sua oficina.

 

O segredo é, aos poucos, coletar informações dela para que, quando você precisar atender ao público feminino, esteja mais à vontade e saiba um pouco mais sobre como esse público pensa.

Faça uma pesquisa

Outra ideia prática é fazer uma pesquisa de satisfação para seus clientes preencherem a respeito da sua oficina. Pode ser uma pesquisa simples em papel, com algumas perguntas que vão ajudar você a entender a opinião dos clientes.

 

Aqui vão algumas ideias de perguntas ou tópicos:

 

  • Como foi o atendimento na oficina?
  • Você ficou satisfeito com o serviço realizado?
  • Você se sentiu à vontade na oficina?
  • Conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do seu carro?
  • O que achou do ambiente da oficina?
  • Você nos indicaria para seus amigos? Por quê?

 

Realize a pesquisa com todos, mas fique atento à resposta das mulheres. Todas as respostas serão válidas, pois vão ajudar você a entender como melhorar a qualidade do seu serviço. Mas, para conhecer o ponto de vista das clientes mulheres, estude a resposta delas.

 

E outra maneira de fazer uma pesquisa de satisfação é com o nosso programa de gerenciamento para oficinas, o WorkMotor, por meio do Queridocarro.com. Ele oferece um envio automático de pesquisas, o que facilita sua vida e otimiza o seu tempo.

 

Assim, tendo as respostas dos clientes em mãos, reúna-se com sua equipe para compartilhar com todos as opiniões dadas. Também entenda quais são pelo menos os 3 principais pontos a melhorar e então direcionem o foco para esses pontos.

 

Dessa forma você consegue utilizar a opinião das suas clientes para moldar e melhorar a sua oficina aos poucos. Você também vai passar a entender muito mais o público feminino.

Mantenha a oficina limpa e organizada

Um dos pontos da pesquisa de satisfação que mencionamos deve ser, com certeza, a respeito do ambiente da oficina. Afinal, os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes com relação à experiência que vão ter em uma loja ou local de prestação de serviços.

 

E isso inclui a sua oficina e é um ponto muito importante quando levamos em conta o público feminino. Como será que uma mulher vai se sentir ao entrar na sua oficina? É um local limpo e organizado?

 

É fundamental investir no ambiente que você proporciona para os seus clientes. Por isso, aqui vão alguns dos pontos que você e sua equipe podem avaliar para garantir que todos os clientes, mas principalmente as mulheres, sintam-se bem na sua oficina:

 

  • Recepção: pode ser pequena, mas é bom ter um espaço exclusivo para atender os clientes e sentar para conversar com eles. Deve ser limpa, ter um sofá ou cadeiras, água ou cafezinho.
  • Organização: manter a oficina organizada ajuda a equipe a trabalhar melhor, evitando desperdício de material e prolongando a vida útil das peças e ferramentas. Sem contar que a organização contribui para um ambiente agradável.
  • Limpeza: em uma oficina, vai haver sujeira, graxa, peças antigas, óleo. Mas é importante manter o local limpo, inclusive para evitar doenças e prevenir acidentes. Se possível, tenha alguém específico para cuidar limpeza, mas também ajude os funcionários a criarem o hábito de limparem o que sujam e cuidarem do espaço de trabalho como se fosse deles.

 

Ao pensar nesses tópicos, tente ao máximo se colocar no lugar dos clientes e providencie aos poucos as mudanças necessárias. Assim você garante que todos, e principalmente as mulheres, vão se sentir seguros e à vontade na sua oficina.

Treine sua equipe

Depois de entender o público feminino e deixar a sua oficina pronta, limpa e organizada para receber as mulheres, é hora de garantir que elas serão bem atendidas. E a maneira de se fazer isso é treinando a sua equipe.

Derrube preconceitos

O primeiro passo será derrubar de vez os preconceitos. E isso começa internamente.

 

Estamos nos século 21 e hoje o espaço e os direitos da mulher devem ser os mesmos que os dos homens. Talvez isso esteja claro para você, mas é comum ainda haver uma visão e comentários machistas.

 

Então converse a respeito disso com sua equipe e seja o exemplo. Evitem piadas de mal gosto, linguajar pesado e comentários machistas. Se você tiver funcionárias mulheres, elas devem participar do bate-papo e expor suas opiniões. E, se não tiver uma mulher na sua equipe, talvez seja uma boa ideia contratar uma excelente profissional.

 

Aos poucos, por meio de atitudes positivas, é possível mudar a visão que alguns dos seus funcionários têm de que a oficina é ambiente para homens.

Foque no atendimento

Após conversar com sua equipe e estabelecer o melhor comportamento diante das mulheres, foque no atendimento ao cliente de maneira geral. Elabore uma conduta-padrão ou valores que devem ser seguidos quando os clientes forem atendidos. Você pode pensar nos seguintes itens:

 

  • Gentileza ao receber os clientes;
  • Atenção aos problemas que os clientes relatam;
  • Clareza ao explicar o serviço a ser realizado;
  • Atenção redobrada no pós-venda.

 

Existem outros pontos que você e sua equipe podem definir juntos. O importante é criar o hábito de que, na sua oficina, o atendimento ao cliente é excelente. Isso com certeza vai influenciar de modo positivo o modo como as mulheres são atendidas também.

 

Com essas dicas, você e sua equipe vão conseguir atender com excelência as mulheres na sua oficina. Além disso, sua oficina vai se tornar um lugar onde as mulheres vão se sentir bem. E satisfação do cliente é uma das melhores recompensas para quem tem um negócio próprio.

 

E, para saber mais sobre como atender ainda melhor seus clientes, dê uma olhada no nosso post: Conhecendo os diferentes canais de atendimento ao cliente.


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