Devo abrir o leque de serviços da oficina ou focar em apenas um?




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Devo abrir o leque de serviços da oficina ou focar em apenas um?


Publicado quinta-feira, 15 de agosto de 2019 14:50:08


Devo abrir o leque de serviços da oficina ou focar em apenas um?

 

Essa é uma pergunta que muitos donos de oficina fazem: seja aquele que está iniciando, montando sua oficina, ou o empreendedor que deseja aproveitar oportunidades e inovar.

Essa é uma questão fundamental, pois os seus serviços da oficina determinam o público que você vai atrair, o faturamento que vai ter e o foco na montagem da oficina, desde os equipamentos até a especialização da equipe.

 

A decisão de quais serviços oferecer e se você deve focar em apenas um deles não deve ser feita da noite para o dia. Você vai precisar analisar alguns pontos essenciais e testar aos poucos novas maneiras de atender às necessidades dos seus clientes.

 

O assunto é muito importante, mas não quer dizer que seja complexo, ok? Vamos ajudar você, compartilhando os tópicos que você deve ter mente para tomar sua decisão. Afinal, você deve abrir o leque de serviços da oficina ou focar em apenas um? Continue lendo e descubra!

 

Em que pontos focar para se decidir

Antes de tomar uma decisão que afeta o rumo que sua oficina vai tomar, você precisa refletir sobre alguns pontos principais e pesquisar bem o assunto.

 

Separamos aqui os aspectos que consideramos essenciais para você decidir se abre o leque de serviços da oficina ou se concentra seus esforços em um serviço que será seu carro-chefe!

  1.  Público

Não é a primeira vez que falamos sobre público aqui no blog. Para alguns, ter o público em mente diante de uma decisão na empresa pode parecer algo óbvio. Mas, na prática, não é.

 

Costumamos ouvir o que muitas pessoas dizem e sugerem, mas será que ouvimos as pessoas certas?

 

Para definir quem são essas pessoas, o seu público-alvo, pense nos seguintes pontos:

 

  • quem é cliente fiel da oficina;
  • quem são os novos clientes que você deseja ter na oficina;
  • qual o perfil deles: serviços que utilizam, preferências e o que valorizam;
  • que serviços seus clientes requisitaram que você não oferecia.

 

Essas questões vão guiar você em seu entendimento do público. Se preferir, converse com alguns dos seus clientes fiéis para entendê-los melhor. Assim você saberá com mais precisão do que eles precisam e o que falta ainda na sua oficina para atendê-los com excelência.

  1.  Mercado

O segundo ponto a considerar ainda se relaciona aos clientes, mas é um pouco mais abrangente: estamos falando do mercado. Você precisa entender o mercado das oficinas e, para isso, é importante que você faça sua pesquisa.

 

Quando falamos em mercado, estamos tratando de concorrência, oferta e procura, demanda, fornecedores, modismos… Como são muitos os aspectos, queremos facilitar sua vida. Aqui vão algumas perguntas para orientar você nesse assunto:

 

  • O que o mercado oferece (seus concorrentes)?
  • O que seus concorrentes não oferecem?
  • Do que o mercado (seu público) precisa?
  • O que o mercado tem demandado, ou o que os clientes têm comprado?
  • Como e quando as pessoas compram?

 

Essas questões vão ajudar você a analisar o mercado. Mas tenha em mente seu objetivo: ampliar ou não seu leque de serviços. Olhe com atenção para a concorrência, não com a intenção de imitar, mas de aprender com os acertos e erros.

 

Olhe com cuidado novamente para o seu público. Assim você vai conseguir entender o que você pode oferecer melhor para os clientes: se eles precisam de mais serviços que a concorrência não tem ofertado com qualidade, ou se um ou dois serviços na sua oficina vão atrair a demanda necessária.

  1.  Expertise

Além de compreender o que acontece no mercado à sua volta, entenda sua própria capacidade: seus pontos fortes e suas fraquezas.

 

Vamos a um exemplo prático. Imagine que você definiu que seu público é predominantemente masculino, a maioria com família e dois carros. Entendeu que eles procuram você para fazer revisões todo ano, mas também gostam de promoções de serviços, e aí procuram sua oficina nessas ocasiões.

 

Entendeu que eles valorizam seu serviço, mas estão sempre de olho no preço e na agilidade do serviço. Esse é um dos seus pontos fortes: sua equipe consegue atender rapidamente e com qualidade.

 

Pensando então nisso tudo, você pode chegar à conclusão de que serviços básicos de revisão são o alicerce da sua oficina. Estamos falando de troca de óleo, alinhamento, balanceamento, revisão dos freios, pneus e da parte elétrica.

 

Sua expertise pode se tornar essa. Você pode oferecer revisões de qualidade e com rapidez. Que tal até oferecer um serviço a mais, como lavagem a seco do carro no final do dia?

 

É pensando nos pontos fortes da sua equipe que você vai determinar o próximo passo. É possível também treinar a equipe. Então, se você está certo de que algum outro serviço vale a pena ser oferecido, treine sua equipe!

  1.  Investimento

Por fim, leve em conta o investimento de recursos financeiros, humanos e até de tempo que sua oficina pode fazer.

 

Se você sente que muita coisa precisa ser mudada, mas ainda não tem os recursos para isso, planeje a mudança aos poucos.

 

O importante é não dar um passo maior do que sua oficina consegue no início. Além do mais, se você implementar aos poucos novos serviços ou afunilar aos poucos para um só serviço, você vai ter tempo de aprender com seus erros.

 

Então coloque os pés no chão, analise suas finanças e determine quanto você pode investir. Depois disso, acompanhe seus resultados e o retorno do seu investimento.

Como colocar a decisão em prática

Após avaliar e definir os quatro pontos que mencionamos, você vai se sentir mais preparado para tomar decisões.

 

Decida e inicie as mudanças necessárias, mas com cautela, um passo por vez e focado nos seus objetivos, como já mencionamos.

 

Abrir o leque de serviços ou focar apenas em um? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Mas, depois de fazer sua pesquisa e calcular seu investimento, você vai perceber claramente qual opção se encaixa melhor na realidade da sua empresa.

 

Para receber mais conteúdo que ajude você a tomar decisões, acesse nosso blog! Nossa missão é facilitar sua vida como empresário e dono de oficina e otimizar o seu tempo para que você alcance ótimos resultados!


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