OFICINA OU AUTO PEÇAS TRAZ RETORNO FINANCEIRO?




VER TODAS NOTÍCIAS

OFICINA OU AUTO PEÇAS TRAZ RETORNO FINANCEIRO?


Publicado quinta-feira, 7 de novembro de 2019 10:20:44


Oficina traz retorno financeiro?

 

Talvez você esteja querendo abrir sua própria oficina, mas ainda tem dúvidas e procura por respostas.

 

Talvez você já tenha sua loja, um negócio de família que começou com seus pais ou seus avós e que você continua com dedicação. Ou talvez sua oficina seja a empresa que você ergueu do zero e pela qual você luta todos os dias.

 

A verdade é que, uma hora ou outra, todo mundo que deseja abrir uma oficina ou que já está de portas abertas acaba se perguntando: oficina traz retorno financeiro? Será que vale a pena mesmo investir ou continuar investindo no ramo de autopeças e serviços automotivos?

 

É sobre esse assunto que vamos falar neste post. Para responder às suas perguntas, conversamos com donos de oficina, entendendo cada vez mais sua realidade. Além disso, selecionamos alguns pontos fundamentais nos quais você deve focar para garantir a saúde financeira da sua empresa. Então continue a leitura. O conteúdo de hoje foi feito para você.

Por que começar uma oficina?

 

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o que motiva você a querer ter ou dar continuidade à sua oficina. Na maioria das vezes, os donos de oficina amam carros e entendem do assunto. Sabem identificar barulhos específicos só de ouvir o ronco do motor.

 

É essa paixão por carros, caminhões e outros veículos que move quem quer abrir uma oficina!

 

Mas o importante é saber que ser o dono de uma oficina vai muito além de consertar carros, cuidar da manutenção de veículos e prestar serviços automotivos. Trata-se de uma empresa e, por isso, uma boa gestão é fundamental.

 

É preciso gerenciar. O dono da oficina precisa desenvolver habilidades de gerenciamento e entender de ferramentas de gerenciamento que podem ser úteis. Afinal, no dia a dia da oficina, é preciso cuidar do estoque, do atendimento ao cliente, do fluxo de caixa, das compras e vendas, da divulgação da marca e de tantos aspectos importantes de uma empresa.

 

Sim, sua capacitação técnica e a de sua equipe farão a diferença. Mas, para garantir o retorno financeiro da oficina, você deve se desenvolver como administrador. Você deve focar seus esforços em um ótimo gerenciamento.

Em que pontos focar para ter retorno financeiro?

 

Ou seja, o retorno financeiro da oficina depende de alguns pontos fundamentais que fazem parte da gestão. É desses pontos que vamos falar agora.

Organização

Quando falamos de organização, estamos falando de colocar em ordem a oficina em vários aspectos: físico, de estrutura, financeiro e até de estoque.

 

Se você ficar perdido com contas a pagar, materiais a serem comprados, equipamentos e fora do lugar na oficina, fica muito difícil entender seus gastos e conseguir ter um retorno financeiro satisfatório.

 

Com seus funcionários, organize:

 

  • equipamentos e ferramentas,
  • limpeza e atendimento,
  • entrada e saída de materiais,
  • processos de consertos e manutenção.

 

Ao mesmo tempo, organize também a gestão financeira do seu negócio. Entenda quais são seus custos, sua renda bruta e como obter um fluxo de caixa saudável. Assim, você garante que as finanças estão sob controle e percebe o que fazer para aumentar seu lucro.

Sistema de gestão

Como você pode perceber, são vários os itens que garantem a organização e um melhor faturamento na oficina. Para ajudar você a fazer um bom gerenciamento disso tudo, sugerimos a utilização de ferramentas digitais.

 

O tempo e o esforço gastos em se tentar gerenciar uma oficina com recursos manuais (como cadernetas e planilhas avulsas) não vale a pena. Sem contar que ainda há o risco de perder todo esse material, já que não se trata de um sistema seguro.

 

A melhor opção é usar um software de gerenciamento específico para oficinas. O Workmotor é exatamente isso. Com ele, você cadastra, gerencia e utiliza dados a respeito dos seus produtos, clientes, estoque, funcionários e até das finanças.

 

Um sistema assim aumenta muito as possibilidades de bom retorno financeiro para sua oficina. E, para começar, você conta com a versão gratuita do Workmotor.

Treinamento dos colaboradores

Organização encaminhada, agora é hora de treinar e acompanhar seus funcionários. São eles quem vão fazer com que os serviços prestados sejam feitos com qualidade e agilidade.

 

A capacitação de um funcionário impacta diretamente a prestação de serviços e, como consequência, a satisfação dos clientes. E isso gera mais vendas e retorno financeiro para a oficina.

 

Invista em treinamentos específicos para cada funcionário. Treine a equipe para se adaptar aos processos e à rotina da oficina. Treine-os para que saibam atender os clientes com profissionalismo e atenção.

 

Acompanhe seus colaboradores, estando junto com eles como equipe. Eles precisam sentir confiança em você e liberdade para contribuir com ideias e sugestões.

Divulgação da oficina e vendas

Por fim, selecionamos um último ponto que merece muita atenção, mas que nem sempre é tão valorizado: vendas!

 

Para que sua oficina tenha sucesso mesmo diante da concorrência, será preciso investir em divulgação e vendas. As pessoas precisam conhecer sua oficina. Isso acontece sim por indicação, quando um cliente é bem atendido e acaba referenciando sua oficina. Mas também acontece por meio de um bom plano de marketing.

 

Para isso, pense nos seguintes pontos:

 

  • Quem é o público-alvo da minha oficina? Quais produtos e serviços preferem?
  • Onde encontrar essas pessoas? Estão nas redes sociais? Lendo o jornal do bairro? Estão de olho em promoções?
  • Onde divulgar sua oficina? Num site online, página de Facebook? Numa plataforma online?
  • Que pacotes promocionais posso oferecer?

 

Ao pensar nessas questões, estude o assunto. Aqui mesmo no nosso blog você vai encontrar diversas sugestões práticas. Depois, reúna-se com sua equipe e planeje suas vendas. Tenha metas e trabalhem juntos para alcançá-las. É assim que sua oficina vai crescer.

Vale a pena ter uma oficina?

 

Como toda empresa, o retorno financeiro vai depender da qualidade do serviço e de uma excelente gestão. Claro, é preciso também paixão por automóveis e constante aprimoramento da capacitação técnica. Trata-se da combinação de gestão e serviços e amor pelo que se faz.

 

Então vale a pena ter uma oficina? Oficina traz retorno financeiro? Se esse é o seu sonho, claro que vale a pena e pode trazer bom retorno financeiro! Nós do Workmotor acreditamos muito no potencial das oficinas e autopeças! Por isso trabalhamos para oferecer o melhor sistema de gestão para a sua empresa. Conte com a gente e vá atrás dos seus sonhos!


Pesquisar