10 PASSOS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE MONTAR SEU AUTO CENTER




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10 PASSOS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE MONTAR SEU AUTO CENTER


Publicado quinta-feira, 21 de novembro de 2019 10:18:13


10 passos para não errar na hora de montar seu auto center

 

Você tem pensado em abrir sua oficina? Tem paixão por carros e quer começar seu próprio negócio? Então já deve ter estudado um pouco do assunto, mas ainda pode estar procurando por orientações que realmente possam ajudar você. É isso que você vai encontrar neste post: passos para não errar na hora de montar seu auto center.

 

Quando falamos de dar início a um negócio próprio, existem vários itens a serem considerados, como plano de negócio, investimento necessário, funcionários a serem contratados, nicho e tantos outros. São muitas informações importantes e várias práticas a serem implementadas.

 

Por isso, dentre todos os itens que você precisa levar em conta, separamos 10 que não podem faltar. Ou seja, são 10 passos essenciais que vão guiar você na jornada de montar sua oficina. Essas orientações, junto com seu conhecimento e planejamento, vão ser o início de uma base sólida para o seu auto center. Queremos muito que sua oficina seja um sucesso, então selecionamos as melhores dicas!

 

  1.  Defina seu nicho e público

O primeiro passo é pensar no seu público. Se você não determinar quem serão seus clientes, de nada adianta montar a oficina nem definir serviços a serem oferecidos. Afinal, sem público definido, como será possível determinar que produtos você vai oferecer ou mesmo qual será o foco do auto center?

 

O caminho precisa começar pelo cliente. Entenda as necessidades desse cliente, estude suas intenções de compra, saiba quais serviços eles procuram mais. Você pode encontrar esses dados ao analisar a concorrência, ao fazer uma pesquisa de campo na região onde pretende abrir a oficina ou mesmo fazendo seu dever de casa pela internet: buscando saber tendências.

 

Com essas informações, você tentará prever:

 

  • a idade do seu público-alvo,
  • os serviços mais utilizados,
  • os gostos e preferências,
  • frequência de ida à oficina,
  • região onde moram seus possíveis clientes.

 

Claro que esse é apenas o início. Com o tempo, você conhecerá de verdade seu público e poderá fazer os ajustes necessários. Ao definir quem será o foco da oficina, você estabelece melhor também o nicho de mercado, que nada mais é do que a segmentação desse público de acordo com necessidades específicas.

 

Vamos dar um exemplo. Você pretende abrir seu auto center em uma região nobre da cidade, muito movimentada e perto de centros empresariais. Logo, você percebe que seu público serão pessoas atarefadas, com poder aquisitivo consolidado e com veículos modernos.

 

Levando isso em conta, aí você vai determinar que seu nicho é revisão e consertos rápidos de veículos de ponta. Nicho específico que vai direcionar sua oficina em todas as tomadas de decisões.

  1. Escolha quais serviços oferecer

E será considerando esse nicho e esse público-alvo que você vai definir quais serviços oferecer. Não é a primeira vez que falamos aqui no blog sobre esse assunto, pois é um tópico muito importante!

 

Além de considerar o público-alvo, ao definir os serviços prestados, pense também na qualificação do seu time e no investimento necessário para oferecer determinados serviços.

 

Vamos retornar ao exemplo que mencionamos: você decidiu atender o público de uma região mais nobre da cidade, local cheio de empresas e com pessoas com uma rotina bem movimentada. Assim, você percebe que seu atendimento deverá ser de muita qualidade e rapidez. Agilidade será seu diferencial.

 

Você pode concluir que precisará oferecer, por exemplo, combos práticos: troca de óleo e pneus, ou revisão express, ou ainda consertos personalizados. Para isso, seu investimento será mais alto e a equipe deverá ser bem treinada.

 

Ao mesmo tempo, você não precisará focar em serviços que atendem veículos pesados e que demoram dias para serem concluídos. Defina bem um leque de serviços e invista nele. Depois, sinta o mercado e avalie se você precisa incluir ou eliminar algum serviço na oficina.

 

Ao montar seu auto center, tenha estabelecida a base dos serviços a serem oferecidos, mas saiba que, aos poucos, você precisará entender se mudanças serão necessárias. Mas não definir seus serviços antes pode fazer com que você invista em muitos produtos desnecessários e, com isso, desperdice tempo e dinheiro.

  1. Invista em equipamentos e ferramentas adequados

Só depois de entender seu público e estabelecer os primeiros serviços da oficina é que você se sentirá mais confiante e certo a respeito dos equipamentos e ferramentas necessárias.

 

Mas, para facilitar sua pesquisa de novos equipamentos, separamos uma lista simples dos principais itens para ter no início da sua oficina.

Itens de grande porte

  • Alinhador de direção: permite que você realize vários serviços de alinhamento.
  • Balanceadora: regula a distribuição do peso nos pneus e rodas.
  • Elevador automotivo: eleva o veículo para a realização de serviços.
  • Guincho hidráulico: ergue uma parte do veículo para a realização de serviços.
  • Bancadas, armários e gavetas: organizam a oficina.

Itens de menor porte

  • Scanner automotivo: Faz a leitura dos parâmetros da injeção eletrônica e corrige falhas.
  • Ferramentas básicas: alicates, macaco, manômetro, kits de chaves e outros.
  • EPIS: equipamentos de proteção individual, como luvas, óculos protetores, botas e uniforme.

 

Além desses itens, leve em conta as peças mais utilizadas. Um bom fornecedor fará toda a diferença com relação a esse assunto. Por isso, pesquise, fale com pessoas da área e invista nos melhores equipamentos.

  1. Contrate uma equipe excelente

Outro aspecto essencial para não errar na hora de montar sua oficina é a contratação da sua equipe.

 

Você pode estar pensando que esse é um passo óbvio. Sim, é óbvio. Mas o que não é tão simples assim é a escolha correta dos profissionais. Muitos podem achar que os mecânicos precisam mesmo é entender de carro e que o pessoal do atendimento precisa ser simpático.

 

Nos dias de hoje, ter uma equipe que apenas trabalhe bem não é o suficiente para fazer com que sua oficina se destaque da concorrência. É importante que os colaboradores estejam dispostos a:

 

  • aprender sempre,
  • reciclar suas habilidades,
  • trabalhar em equipe,
  • entender do processo todo da oficina: atendimento, vendas, serviço e pós-atendimento.

 

Por isso afirmamos que saber consertar carros é apenas o começo da qualificação. Claro que, muitas vezes, não é fácil encontrar um profissional completo. O importante é encontrar pessoas bem qualificadas e com o desejo de fazer a oficina dar certo. Pessoas que vão contribuir com ideias e vão estar sempre à procura de atender melhor os clientes.

  1. Faça do atendimento ao cliente seu ponto forte

Isso nos leva ao quinto passo: atendimento ao cliente. Falamos que ter funcionários que apenas fazem bem o trabalho não é o suficiente, certo? Isso vale para a oficina toda: ter uma oficina que apenas ofereça bons serviços não é mais suficiente.

 

Isso porque a concorrência está cada vez mais acirrada hoje em dia. Seu cliente tem inúmeras oficinas para escolher. Qual ele vai preferir? Aquela que ouve suas reais necessidades, oferece serviço de qualidade e que transmite segurança e transparência.

 

Mas como fazer com que o cliente sinta que seu serviço é de confiança? Como ajudá-lo a saber que ele pode voltar sempre? Por meio do um excelente atendimento ao cliente. Isso inclui:

 

  • diagnóstico de reparos correto, seguindo procedimentos-padrão,
  • explicação dos serviços com gentileza,
  • explicação de todas as dúvidas com paciência,
  • apresentação de orçamento de forma clara e transparente,
  • negociação feita com respeito,
  • pós-atendimento impecável: explicando novamente os serviços, tirando dúvidas e disponibilizando histórico do veículo.

 

Seguir esses pontos vai ajudar você a conquistar o cliente e ajudá-lo de verdade. Seus clientes precisam confiar em você e se sentirem bem-vindos na oficina. Seu foco precisa ser atendimento ao cliente. Esse ainda é um diferencial, pois muitas oficinas não atualizarem sua equipe e ainda oferecem um atendimento que não é adequado ao público do século 21.

 

  1. Monte um plano de negócio

Nessa jornada para montar seu auto center, você sentirá a necessidade de organizar suas ideias e colocá-las no papel. Afinal, são diversos os aspectos importantes de um negócio próprio.

 

Saiba que escrever os pontos principais sobre a sua oficina é fundamental e até existe um nome para o documento que resulta disso: é o plano de negócio.

 

Temos um post completo, com todos os detalhes que você precisa saber para elaborar o plano da sua oficina. Mas, para você ter uma ideia geral do que é preciso para fazer o seu plano, aqui vai um resumo:

 

  • Sumário executivo. É como se fosse a planta da sua oficina, nele você define os principais aspectos do seu auto center.
  • Análise de mercado. Aqui você leva em conta os clientes, a concorrência e os fornecedores.
  • Plano de marketing. Fale dos seus serviços, preços, estratégias de venda e forma de comercialização.
  • Plano operacional. Nada mais é do que a descrição de como são distribuídos os setores da empresa, os equipamentos e até móveis e materiais.
  • Plano financeiro. Aqui você determina quais são seus investimentos fixos, os pré-operacionais e seu capital de giro.

 

Com um plano de negócio, você mesmo entenderá melhor sua oficina, estabelecerá objetivos reais e terá conteúdo para orientar seu time. Esse plano será o guia da sua oficina; com ele você entenderá o presente e vai conseguir planejar o futuro.

  1. Divulgue sua marca

Quando seu planejamento estiver definido e você decidir que é hora de abrir sua oficina, é muito importante pensar em maneiras para divulgar sua marca.

 

Para fazer isso, leve em conta os seguintes meios de comunicação:

 

  • jornais,
  • mídias impressas do bairro,
  • site online,
  • mídias sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp)
  • plataformas online de divulgação.

 

Depois, pensando no seu público, defina quais canais você vai utilizar mais para divulgar sua marca. Então, pense também na linguagem que vai usar (mais informal, para um público masculino ou feminino), na logomarca da sua oficina e até na paleta de cores. Essa será a identidade da sua marca. Siga essa identidade em toda divulgação.

 

Além disso, não pense que divulgar a empresa acontece apenas quando você lança uma campanha promocional. Na verdade, principalmente quando se trata de mídias sociais, sua marca precisa estar presente. Você precisa produzir conteúdo interessante para seu público. Esse conteúdo pode ser:

 

  • dicas e orientações sobre manutenção de carros,
  • posts sobre serviços da sua oficina,
  • curiosidades sobre carros,
  • pacotes promocionais em feriados.

 

É assim, estando presente, que você dá aos seus clientes mais chances de lembrar de você quando precisarem de um auto center.

  1. Invista em ferramentas digitais

Outro ponto importante ao montar sua oficina é utilizar ferramentas que ajudem sua empresa crescer.

 

Muitas vezes, quem abre um auto center tem medo de investir em ferramentas digitais, por exemplo, achando que vão custar muito e que ele mesmo pode fazer o trabalho que elas fazem.

 

Mas pense bem: o tempo que você vai gastar fazendo o que um software faz significa tempo não investido em fazer sua empresa crescer. Trabalhos que podem ser automatizados, como cadastro de clientes, acompanhamento de estoque, histórico de serviços, acompanhamento de vendas e pagamentos não devem ser feitos por você. Um software como o Workmotor faz exatamente essas tarefas sem erros nem desperdício do seu tempo.

 

A dica aqui é: otimize seu tempo. Você é o dono da oficina e seu tempo é muito valioso, por isso invista em ferramentas que vão agilizar seu atendimento e seus processos e permitir que você seja quem você precisa ser: o administrador da empresa.

  1. Seja um administrador

E esse é o nosso nono passo que, na verdade, é um lembrete. Por mais que você ame carros e quisesse passar o dia todo trabalhando no conserto de veículo, sendo dono da oficina, você vai precisar enxergar além dos motores e dos pneus. Você precisará administrar seu negócio.

 

Qualifique-se e prepare-se para cuidar da gestão do seu auto center. Tenha em mente:

 

  • a qualificação da sua equipe,
  • custos, pagamentos e investimentos,
  • a conversão das vendas,
  • a excelência no atendimento,
  • certificações legais necessárias,
  • parcerias que podem trazer valor para a oficina,
  • o crescimento da sua empresa.

 

Claro, você vai trabalhar com o que ama. Pode orientar sua equipe, dar dicas sobre o trabalho direto com os veículos. Porém, todo o seu time e sua empresa precisam que você esteja à frente, gerindo, tomando decisões, analisando resultados e trazendo inovações.

 

  1. Esteja pronto para inovar sempre

Por fim, para não errar na hora de montar sua oficina, esteja pronta para inovar sempre. Como mencionamos, a concorrência no ramo das oficinas é intensa, mas pode ser superada se você estiver disposto a se destacar.

 

Para fazer isso, tenha em mente as necessidades dos clientes e promova soluções inteligentes. Não fique parado. Se seus resultados são bons, procure melhorá-los. Se seus clientes estão satisfeitos, procure fidelizá-los de tal modo que eles queiram indicar sua oficina para todos os amigos.

 

Entre as sugestões de inovação, aqui vão algumas ideias:

 

  • Já pensou em oferecer alguns serviços na casa dos clientes, como se fosse uma oficina em domicílio?
  • Ou que tal oferecer um curso de mecânica básico? Isso pode atrair profissionais qualificados e trazer sua marca para mais perto dos clientes.
  • Outra ideia é oferecer dias e horários especiais de atendimento para clientes fidelizados. Assim eles realmente se tornam parceiros da sua marca.

 

Como você viu, esse 10 passos para não errar na hora de montar seu auto center podem ser um mapa para orientar você na jornada do seu negócio próprio. Mantenha-se sempre informado, planeje e coloque em prática suas ideias. Sua oficina tem tudo para dar certo e, nesse caminho, pode contar com a gente!

 

 

 

 

 


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