SAIBA QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM SISTEMA DE GESTÃO NA OFICINA.




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SAIBA QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM SISTEMA DE GESTÃO NA OFICINA.


Publicado quinta-feira, 21 de novembro de 2019 10:20:44


Saiba quais as vantagens de ter um sistema de gestão na oficina

 

Já ouviu falar de sistema de gestão para oficinas? É uma ferramenta muito utilizada por oficinas que querem ter sucesso no século 21. E aqui no nosso blog já é costume nosso trazer as melhores ferramentas, orientações e dicas para você que quer ser bem-sucedido.

 

Por esse motivo, no post de hoje, trouxemos exatamente isso, só que com em detalhes, para que você consiga entender as vantagens de ter um sistema de gestão na oficina. Afinal, quando se fala em sistemas de gestão, muitas vezes o dono da oficina enxerga que isso será um custo adicional e que, no momento em que vivemos, é difícil ter mais esse gasto.

 

Vamos mostrar, no entanto, que um sistema de gestão não é um custo, mas um investimento. E o que queremos dizer com isso? Queremos dizer que sim, haverá dinheiro investido, mas que haverá retorno e valor agregado após esse investimento.

 

Vamos falar dos benefícios que um sistema de gestão de oficinas traz e da economia de tempo e de outros recursos que proporciona. No final, você mesmo vai poder colocar os custos e as vantagens na ponta do lápis e perceber como essa ferramenta vale a pena. Então vamos lá?

Primeiro: Entender e comparar

A maneira mais fácil para mostrarmos as vantagens de um sistema de gestão é entendendo o que ele é e, depois, comparando a rotina da oficina que tem um sistema, com a rotina da oficina que não tem um sistema.

O que é um sistema de gestão para oficina?

Ele é uma ferramenta que ajuda você a gerir sua oficina de maneira automatizada. Ou seja, você consegue cuidar de aspectos como: cadastro de clientes, processo de vendas e elaboração de orçamento, acompanhamento de serviços, agendamento e controle de estoque.

 

E você faz isso sem precisar contratar um profissional de gestão específico. Seus funcionários podem dar conta do recado. Além disso, por ser um sistema, isso quer dizer que todas as informações estarão armazenadas em um único local: facilmente acessíveis e protegidas contra perda ou furto. Isso é um sistema de gestão para oficina.

Como é a rotina de uma oficina com um sistema?

Mas, no dia a dia, como funciona? Como ele ajuda sua rotina?

Cadastro dos clientes

 

Imagine que um cliente entre na sua oficina. Como é seu atendimento hoje? Sem um sistema, provavelmente você preenche uma ficha manual ou talvez uma planilha avulsa no computador para cadastrar a pessoa.

 

Com um sistema, você já faz o cadastro pelo computador, sem perigo de perder os dados.

Orçamento

 

Em seguida, sua equipe verifica os serviços necessários e aí você já pode gerar um orçamento por meio do sistema para apresentar ao cliente. Para gerar um orçamento sem um sistema, você precisa migrar os dados do cadastro para outra plataforma, criar o orçamento e depois imprimir. Sem contar que as informações não estarão interligadas: cadastro fica de um lado e orçamento de outro.

Pagamento e acompanhamento

 

Então o cliente aceita o orçamento e sua oficina realiza o serviço. Sem um sistema, como é gerado e acompanhado o pagamento? E como você registra os serviços realizados para que exista um histórico? Seria mais uma ficha ou mais uma aba de planilha avulsa.

 

Com um sistema, todos os dados estão integrados. Na mesma plataforma, você já registra os serviços realizados, que ficam conectados aos dados do cliente. Depois, você pode inclusive enviar uma pesquisa de satisfação para fazer o pós-venda e acompanhar seu cliente.

Retorno e divulgação

 

Por fim, após algum tempo, você quer entrar em contato novamente com o cliente para que ele retorne à sua oficina. Talvez você queira divulgar uma campanha promocional. Sem um sistema, você precisará encontrar o cadastro do cliente em um planilha, depois os serviços realizados e aí então enviar a campanha.

 

Com um sistema, esse processo todo é automatizado. Inclusive, existe até a possibilidade de enviar mensagens promocionais automaticamente utilizando-se o cadastro do seu cliente. Vamos falar disso daqui a pouco.

Segundo: Contabilizar os benefícios

Viu como a rotina toda da oficina é otimizada por meio de um bom sistema de gestão? E, por enquanto, só falamos do relacionamento com o cliente. Mas um sistema ainda gerencia questões internas, como acompanhamento de fornecedores, pagamentos e controle do estoque de peças.

 

Ou seja, ele agiliza todas as tarefas realizadas na oficina, mantendo um registro correto, de fácil acesso e com segurança no armazenamento, sem haver perigo de perda de dados.

 

Para facilitar o entendimento, vamos resumir alguns dos benefícios de ter um sistema:

 

  • facilidade de atendimento e cadastro,
  • integração de informações,
  • organização da rotina como um todo,
  • geração de orçamento,
  • possibilidade de acompanhamento pós-venda,
  • otimização dos seus recursos,
  • redução de custos (pois você não perde dados, não contrata um profissional só para cuidar de planilhas e não desperdiça seu tempo com tarefas que podem ser automatizadas),
  • utilização precisa das informações,
  • manutenção do histórico dos veículos,
  • acompanhamento das vendas.

Terceiro: Escolher seu sistema de gestão de oficina

Agora que você entende mais sobre as vantagens de um bom sistema, vamos falar da escolha do melhor sistema para a sua oficina.

 

Afinal, se não for um sistema de confiança, de uma empresa com experiência no mercado de auto center, não vale a pena investir. Pois aí você não tem a segurança de que o sistema vai de fato funcionar da maneira adequada e otimizar suas atividades, reduzir seus custos e aumentar seu faturamento.

 

Então você precisa procurar por um sistema de confiança, que forneça suporte técnico, que seja específico para oficinas e que integre de fato todas as informações. O Workmotor faz exatamente isso e ainda tem mais benefícios.

 

Ele é integrado com outras plataformas que facilitam sua vida, como o +Lucro, que envia mensagens promocionais e lembretes para os clientes automaticamente! Além disso, você pode fazer o download da versão gratuita do sistema. Assim você tem a chance de testar as principais funções dele e garantir que seu investimento seja certeiro.

 

Entre em contato com a gente para saber mais detalhes do Workmotor. Assim você adquire hoje mesmo o melhor sistema de gestão para a sua oficina.

 


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