VER TODAS NOTÍCIAS

SERÁ QUE CONSIGO GERAR SPED NO WORKMOTOR?


Publicado sexta-feira, 22 de junho de 2018 11:32:12


Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Será que?” no nosso canal no YouTube

Nesse vídeo falaremos sobre SPED, conheça suas características.

 

O SPEDSistema Público de Escrituração Digital, surgiu a partir da necessidade de maior integração administrativa, padronização, melhor qualidade das informações e cruzamento de informações em larga escala envolvendo as esferas federal, estadual e municipal. 
Instituído desde Janeiro/2017 pelo Decreto nº 6.022, o SPED faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. 
Consiste na modernização de como realizar o cumprimento das obrigações acessórias, transmitida pelos contribuintes aos órgãos fiscalizadores, por meio de documento eletrônico com validade jurídica, ou seja, assinada por um certificado digital.

 

 

Objetivos

  • Proporcionar a integração dos fiscos através da padronização das informações;
  • Uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, a partir da transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos;
  • Tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários, a partir do cruzamento de dados, a auditória eletrônica se torna mais eficaz. 

 

Benefícios

  • Redução de custo com papel e com armazenamento de informações;
  • Redução de custo com a simplificação das obrigações acessórias;
  • Padronização das informações que o contribuinte envia para as esferas governamentais;
  • Redução de práticas fraudulentas;
  • Rapidez no acesso às informações;
  • Aumento da produtividade do auditor;
  • Cruzamento dos dados fiscais e contábeis.


Grande parte dos contribuintes já utilizam recursos de informática para efetuar tanto a escrituração fiscal quanto a contábil. 


Através do software é possível gerar os seguintes arquivos: 
EFD ICMS – Escrituração Fiscal Digital ICMS, é um arquivo digital, que contém um conjunto de escriturações e registro de apuração de imposto de interesse dos Fiscos da unidades federadas e da Secretária da Receita Federal do Brasil. O arquivo precisa ser assinado digitalmente e transmitido ao ambiente SPED.  A legislação geral encontra-se no endereço: http://sped.rfb.gov.br/pastalegislacao/show/518. A legislação específica de cada estado deve ser consultada no site da Secretaria de Fazenda do domicílio do contribuinte. 

EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital Contribuições, trata-se de um arquivo digital a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativos e/ou cumulativos. A partir da lei 12.546/2011, a EFD Contribuições passou a contemplar a escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Recita Bruta para alguns setores e atividades. O arquivo precisa passar por um validador antes de ser enviado ao ambiente Sped, necessário também que seja assinado digitalmente. 
A periodicidade de apresentação dos arquivos deve ser verificado com a contabilidade.


Programa Validador

Programa responsável por analisar o arquivo gerado, para identificar possíveis erros, permitindo que o contribuinte corrija os erros antes de enviar o arquivo para o ambiente Sped.

 

Dicas para prevenir erros

  • Realize corretamente as entradas de notas fiscais, identificando CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) correspondente e demais informações conforme nota recebida;
  • Mantenha os cadastros dos clientes/fornecedores preenchidos com informações corretas;
  • Identifique corretamente os clientes nas vendas para a realização da emissão da Nota Fiscal. 

 

Tem alguma dúvida sobre algum processo ou sempre se perguntou se tem outra forma de fazer algo? 
Aproveite o espaço do quadro e mande sua sugestão/dúvida. 

Contamos com Você! 

Link do canal: https://www.youtube.com/c/workgroup

 

FONTE: SPED


Pesquisar
Assuntos relacionados