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ANOTA AÍ - CADASTRO DE CLIENTES: SIMPLES, FÁCIL E SEM CUSTOS!


Publicado quarta-feira, 25 de julho de 2018 11:52:51


Disponibilizamos mais um vídeo do quadro “Anota Aí” no nosso canal no YouTube.
Nesse vídeo falaremos sobre a Importância do Cadastro de Clientes.

 

Não é incomum ainda nos dias de hoje encontrarmos em muitos comércios aquele caderno do famoso “fiado”. Para estes casos, ele é a única base de informações de clientes e que contém na maioria das vezes apenas os clientes inadimplentes.

Há algum tempo esse método até era eficaz, uma vez que os comércios eram bem específicos nos produtos que vendiam, onde o foco da venda era o produto e praticamente não tinham concorrência tornando-se a única opção em muitos casos.

 

Porém, com o passar do tempo, com todas as mudanças tecnológicas, de comportamento e com aumento da concorrência vem sendo cada vez mais necessária a criatividade e inovação no momento da venda e no armazenamento dos dados de cada consumidor.

A visão do consumidor também mudou... Com tantas possibilidades ele escolhe aquela que mais lhe agrada, ou que tenha aquele “que” a mais! Os clientes, diferente de antigamente, não procuram mais só um produto, mas sim a melhor experiência nos diferentes aspectos: atendimento diferenciado, personalizado (afinal quem não se sente bem e especial quando é tratado pelo nome mesmo que seja um gesto pequeno) ou quando recebe um e-mail ou SMS com felicitações pelo aniversário ou em alguma data comemorativa. Essas são ações que fazem com que o cliente se sinta lembrado, importante e fará com que ele também lembre bem da empresa que lhe atendeu. Neste caso ele será a sua melhor propaganda (O famoso “boca a boca”).

 

 

Com todas essas evoluções as empresas têm buscado cada vez mais estratégias para agregar ao seu negócio o relacionamento mais próximo e amplo com seus clientes. A principal dessas estratégias é o CRM - Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), que tem sido utilizada amplamente, principalmente entre os Gestores de Vendas.

 

 

 

 

O que é CRM?

O Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente é uma estratégia onde o cliente é o mais importante componente no processo da venda e não mais o produto como era antigamente.

Com o foco do cliente surge a preocupação das empresas: criar um relacionamento com cliente, ou seja, não é apenas vender um produto, mas fidelizar esse cliente para que a sua loja seja a primeira opção quando ele precisar. É fato que você enquanto cliente também percebe essa evolução e a essa necessidade de manter um relacionamento entre cliente e empresa.

Um importante meio para começar um relacionamento com o cliente é conhece-lo... Sei que parece mais fácil dizer, mas sabemos que conhecer cada cliente é difícil, afinal nosso desejo é que sempre tenhamos muitos mais clientes em nossas carteiras a ponto de ficar precária as relações de amizade. Contudo, é possível ter informações estratégicas para entender o seu cliente e os comportamentos mais evidentes para uma boa estatística o que também muda o comportamento da empresa e dos funcionários que participam do atendimento. O começo de tudo é ter um bom cadastro e mantê-lo o mais completo e atualizado possível para que ele possibilite a consulta de forma rápida e os diferentes cruzamentos de dados para os diferentes relatórios que possam se beneficiar desses dados.

Algumas empresas até mantêm cadastro e histórico em planilhas de Excel ou em agendas, mas as informações podem ficar desorganizadas e difícil de identificar o perfil do cliente. Por isso, é importante utilizar um software de gestão que atenda essa necessidade. Como exemplo, podemos citar o WorkMotor que, entre suas diversas funções, conta com recursos específicos voltados ao relacionamento com seu cliente. Ele permitirá fácil acesso às informações bem como o histórico de vendas e retornos identificando produtos adquiridos, serviços realizados, dados para contato e outras informações usadas para promoções, cobrança e demais ações de marketing.

No WorkMotor o cadastro do cliente é essencial para:

CRM

Ter o histórico e perfil do seu cliente para:

• Identificar o que ele compra;

• A frequência de retornos;

• As datas das próximas manutenções e retorno previsto para novas manutenções;

• Colher feedback sobre produtos e serviços.

Como dito anteriormente são informações que vão te ajudar fidelizar o cliente, assim como conquistar novos clientes através da propaganda de seus clientes atuais.

Histórico do veículo

Imagine seu cliente quando for vender o veículo ter registrado todo o histórico de manutenções realizadas, para mostrar para o novo proprietário, isso mesmo, isso é possível através do Querido Carro e o correto cadastro tanto do consumidor quanto da sua Ordem de Serviço.

•  Histórico Completo do Veículo;

•  Lista detalhada dos produtos vendidos e executados;

•  Transparência e segurança das informações;

•  Pesquisa de Satisfação do Cliente.

Contas a Receber

O software registra todas as vendas, permitindo consulta de contas geradas identificando o que já está pago ou que está em aberto. As informações ficam disponíveis de forma simplificada facilitando o contato com o cliente no processo de cobrança.

Mais Lucro

Trata-se de um serviço adicional que a WorkGroup oferece aos clientes que possuem cadastros completos. Ele permite montar campanhas personalizadas para seus clientes pelos principais meios de comunicação: e-mail, ligação telefônica e SMS (Serviço de Mensagens Curtas), garantindo retorno e aumento dos lucros.

A campanha pode ser utilizada para diversos fins, por exemplo, divulgação de promoções, cobranças, eventos e etc.

Um cadastro completo é o ideal, mas existem informações que são primordiais:

• Nome;

• Telefone;

• Endereço;

• E-mail;

• Data de aniversário.

Vale ressaltar que tão importante quanto ter uma base de cadastro consistente e atualizada é a forma como o seu cliente é atendido. É exatamente nesse momento que o cliente percebe o quanto importante ele é para você. Lembre-se que para manter um cliente é muito mais fácil e barato do que conquistar um novo cliente.

 

 

 

 

 

 

 


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